Tudo que você precisa saber sobre steel frame

Fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o sistema steel frame

Tudo que você precisa saber sobre steel frame

O sistema steel frame, também chamado de light steel frame, é método construtivo ágil, higiênico e excelente ecologicamente.

O sistema ficou popular nos Estados Unidos e apenas na década de 90 chegou ao Brasil. Porém, demorou mais de uma década para que ele fosse realmente utilizado pelos arquitetos.

Após a Segunda Guerra Mundial, o sistema steel frame foi fundamental para a reconstrução das cidades japonesas.

Mas afinal, você conhece o que é o sistema steel frame e porque ele está tornando-se popular?

Se ainda não, acalme-se, separamos tudo o que você precisa saber sobre ele. Assim você o entenderá e quem sabe fará uso dele.

O que é

O primeiro ponto que precisamos entender é do que trata-se o sistema steel frame.

Sua construção é composta por fechamento externo e interno e isolantes termoacústicos.

Ele é um sistema de construção industrializada, formado por estruturas de aço galvanizado, e seu fechamento pode ser realizado por placas de madeira ou cimento, entre outras.

Tudo que você precisa saber sobre steel frame

Características

A principal característica do sistema steel frame é a limpeza do canteiro de obras, pois ele proporciona uma construção seca, sem necessidade de água.

Além disso, o sistema apresenta uma ótima precisão, com cálculos quantitativos do material que será usado para a execução.  

Com isso, a geração de resíduos é mínima, já que a estrutura é fabricada exatamente no tamanho apresentado no projeto, sem necessidade de cortes.

Se houver mais de um pavimento na edificação, eles são separados por leves lajes, podendo serem feitas de cimento, madeira ou aço, entre outros.

Componentes

A fundação do steel frame é uma fundação rasa, pois ele é uma estrutura leve, mas seu cálculo estrutural deve ser realizado por um engenheiro para garantir a segurança da edificação.

O seu fechamento externo é formado por aço galvanizado, isolante termo-acústico, painel estrutural de OSB e placa cimentícia.

Já para o seu fechamento interno, utilizam-se perfis de aço galvanizado, placa de drywall, revestimento de acabamento e isolamento termo-acústico.

Tudo que você precisa saber sobre steel frame

Vantagens

Menor custo

O sistema steel frame torna-se mais barato diante do sistema convencional, pois os custos dos materiais e da mão de obra são menores, já que o tempo de execução é curto.

Sustentável

O steel frame acaba sendo um sistema sustentável, afinal não utiliza recursos naturais para a execução do projeto e ainda gera pouco ou nenhum resíduo no canteiro de obras.

Agilidade

O projeto é executado de maneira rápida, pois a maioria dos componentes são pré-fabricados, tornando a finalização da obra muito ágil.

Redução de peso

As estruturas de aço galvanizado são leves, o que não gera grandes esforços de carga na estrutura predial. É justamente por isso que a fundação é mais rasa.

Precisão

Justamente por serem os painéis serem fabricados industrialmente, a redução de erros e sua precisão tornam o steel frame um sistema confiável.

Tudo que você precisa saber sobre steel frame

Desvantagens

Dificuldade na mão de obra

Torna-se difícil encontrar mão de obra especializada, pois para que o sistema torne-se mais rápido e barato, é necessário realizar treinamentos constantes.

Limite de pavimentos

O sistema steel frame limita a construção para até cinco pavimentos ou para edificações térreas.

O steel frame ainda está conquistando seu espaço, mas vale adiantar que ele é um sistema muito eficiente, além de ser ecologicamente correto.

E então, você já conhecia o steel frame? Se ainda não, o que achou? Conte-nos nos comentários.

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).