Engemori Imobiliária

Blog Engemori

Geral

Tudo que você precisa saber sobre steel frame

Postado em 31 de janeiro de 2022

O sistema steel frame, também chamado de light steel frame, é método construtivo ágil, higiênico e excelente ecologicamente.

O sistema ficou popular nos Estados Unidos e apenas na década de 90 chegou ao Brasil. Porém, demorou mais de uma década para que ele fosse realmente utilizado pelos arquitetos.

Após a Segunda Guerra Mundial, o sistema steel frame foi fundamental para a reconstrução das cidades japonesas.

Mas afinal, você conhece o que é o sistema steel frame e porque ele está tornando-se popular?

Se ainda não, acalme-se, separamos tudo o que você precisa saber sobre ele. Assim você o entenderá e quem sabe fará uso dele.

 

O que é

O primeiro ponto que precisamos entender é do que trata-se o sistema steel frame.

Sua construção é composta por fechamento externo e interno e isolantes termoacústicos.

Ele é um sistema de construção industrializada, formado por estruturas de aço galvanizado, e seu fechamento pode ser realizado por placas de madeira ou cimento, entre outras.

 

Características

A principal característica do sistema steel frame é a limpeza do canteiro de obras, pois ele proporciona uma construção seca, sem necessidade de água.

Além disso, o sistema apresenta uma ótima precisão, com cálculos quantitativos do material que será usado para a execução.

Com isso, a geração de resíduos é mínima, já que a estrutura é fabricada exatamente no tamanho apresentado no projeto, sem necessidade de cortes.

Se houver mais de um pavimento na edificação, eles são separados por leves lajes, podendo serem feitas de cimento, madeira ou aço, entre outros.

 

Componentes

A fundação do steel frame é uma fundação rasa, pois ele é uma estrutura leve, mas seu cálculo estrutural deve ser realizado por um engenheiro para garantir a segurança da edificação.

O seu fechamento externo é formado por aço galvanizado, isolante termo-acústico, painel estrutural de OSB e placa cimentícia.

Já para o seu fechamento interno, utilizam-se perfis de aço galvanizado, placa de drywall, revestimento de acabamento e isolamento termo-acústico.

 

Vantagens

Menor custo

O sistema steel frame torna-se mais barato diante do sistema convencional, pois os custos dos materiais e da mão de obra são menores, já que o tempo de execução é curto.

Sustentável

O steel frame acaba sendo um sistema sustentável, afinal não utiliza recursos naturais para a execução do projeto e ainda gera pouco ou nenhum resíduo no canteiro de obras.

Agilidade

O projeto é executado de maneira rápida, pois a maioria dos componentes são pré-fabricados, tornando a finalização da obra muito ágil.

Redução de peso

As estruturas de aço galvanizado são leves, o que não gera grandes esforços de carga na estrutura predial. É justamente por isso que a fundação é mais rasa.

Precisão

Justamente por serem os painéis serem fabricados industrialmente, a redução de erros e sua precisão tornam o steel frame um sistema confiável.

 

Desvantagens

Dificuldade na mão de obra

Torna-se difícil encontrar mão de obra especializada, pois para que o sistema torne-se mais rápido e barato, é necessário realizar treinamentos constantes.

Limite de pavimentos

O sistema steel frame limita a construção para até cinco pavimentos ou para edificações térreas.

O steel frame ainda está conquistando seu espaço, mas vale adiantar que ele é um sistema muito eficiente, além de ser ecologicamente correto.

E então, você já conhecia o steel frame? Se ainda não, o que achou? Conte-nos nos comentários.

Fale conosco

Engemori Imobiliária

Agora também somos Imobiliária.
Com a Engemori, conquistar seu sonho ficou ainda mais fácil.

veja os imóveis disponíveis