Revestimento residencial: 5 dicas para escolher o melhor

Se você não sabe qual o melhor revestimento para sua residência, precisa conferir a nossa seleção

Revestimento residencial: 5 dicas para escolher o melhor

Construir a sua casa é algo com que todo mundo sonha, não é mesmo? É preciso pensar em cada detalhe da residência de forma estratégica para que o conjunto da obra fique perfeito e do jeito que você sempre sonhou.

Uma decisão muito importante é a escolha do revestimento, que é um fator primordial para o sucesso do projeto, pois influencia na limpeza e na manutenção do ambiente, no seu conforto térmico e acústico e também na sua estética.

Por isso reunimos dicas para lhe ajudar nessa escolha. Continue lendo nosso post e descubra-as.

1. Separe a residência em áreas

Antes de escolher o revestimento para cada cômodo, é aconselhável que você divida a casa em áreas.

Observe que uma residência geralmente é formada pela área íntima (quartos), pela área social (sala de estar, de jantar e corredores) e também pelos ambientes úmidos (banheiro, cozinha).

Cada áreas pode receber um tipo específico de revestimento. Em áreas úmidas como banheiros, cozinha e área de serviço é preciso atentar-se às linhas autoadesivas e às que possuem superfícies metalizadas nas peças.

Com o passar do tempo, elas podem descolar e o metal ficar com aspecto enferrujado. Já no piso, cuidado com revestimentos lisos e escorregadios.

Quanto aos quartos, que são ambientes com pouca movimentação, não é preciso optar por materiais de fácil limpeza, como o cerâmico, mas deve-se primar pelo conforto térmico e estético.

2. Escolha o revestimento apropriado para a cozinha

Lembre-se de que a cozinha possui muito vapor e umidade, e por isso o revestimento deve ser resistente a essas condições.

Gordura e sujeira também fazem parte do ambiente, e materiais fáceis de limpar,  auxiliam na faxina.

3. Áreas externas

Para decorar as paredes da área externa da casa, seja no jardim, na piscina ou na varanda, a dica é apostar nos acabamentos mais rústicos, com tijolos à mostra ou pedras, como granito e mármore.

Além de deixarem o ambiente ainda mais charmoso, esses materiais tendem a ser mais resistentes e suportar as mudanças climáticas a que essas áreas podem ficar expostas.

Revestimento residencial: 5 dicas para escolher o melhor

4. Pense nas cores de acordo com o efeito

A cor do revestimento ajuda a transformar o ambiente. Assim, se o espaço for pequeno, é preferível utilizar cores claras, que passam a sensação de amplitude.

Já para aumentar o conforto e a elegância do cômodo, utilize o preto ou outras cores escuras, e prefira materiais nobres, como o mármore, o granito e a madeira.

Lembre-se, porém, de que as cores também causam reações físicas nas pessoas: fome, tranquilidade, paz, segurança, energia, calor… entre tantas outras reações.

5. Revestimentos diferentes

O material utilizado no revestimento deve permanecer o mesmo até que haja uma separação física entre os cômodos.

Assim, em ambientes em que não há elementos de separação, como uma porta, mantenha o mesmo revestimento em toda a peça para criar uniformidade.

Lembre-se de comprar uma quantidade a mais para evitar estresse depois com a falta de materiais.

Então, agora é só planejar e escolher os materiais certos para a sua obra. Ah, e não se esqueça que, para evitar erros nem sempre o mais bonito é o que melhor atende à sua necessidade; tente unir beleza, praticidade e segurança ao escolher.

Pense sempre no cômodo em que será posto o revestimento. Opte por qualidade. Lembre-se, as vezes o barato pode sair caro, pesquise antes de sair comprando.

Não deixe para a última hora, encomende com antecedência, assim você

não terá imprevistos nem atrasos.

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).