Engemori Construtora

Blog Engemori

Geral

Revestimento residencial: 5 dicas para escolher o melhor

Postado em 31 de janeiro de 2022

Construir a sua casa é algo com que todo mundo sonha, não é mesmo? É preciso pensar em cada detalhe da residência de forma estratégica para que o conjunto da obra fique perfeito e do jeito que você sempre sonhou.

Uma decisão muito importante é a escolha do revestimento, que é um fator primordial para o sucesso do projeto, pois influencia na limpeza e na manutenção do ambiente, no seu conforto térmico e acústico e também na sua estética.

Por isso reunimos dicas para lhe ajudar nessa escolha. Continue lendo nosso post e descubra-as.

 

1. Separe a residência em áreas

Antes de escolher o revestimento para cada cômodo, é aconselhável que você divida a casa em áreas.

Observe que uma residência geralmente é formada pela área íntima (quartos), pela área social (sala de estar, de jantar e corredores) e também pelos ambientes úmidos (banheiro, cozinha).

Cada áreas pode receber um tipo específico de revestimento. Em áreas úmidas como banheiros, cozinha e área de serviço é preciso atentar-se às linhas autoadesivas e às que possuem superfícies metalizadas nas peças.

Com o passar do tempo, elas podem descolar e o metal ficar com aspecto enferrujado. Já no piso, cuidado com revestimentos lisos e escorregadios.

Quanto aos quartos, que são ambientes com pouca movimentação, não é preciso optar por materiais de fácil limpeza, como o cerâmico, mas deve-se primar pelo conforto térmico e estético.

 

2. Escolha o revestimento apropriado para a cozinha

Lembre-se de que a cozinha possui muito vapor e umidade, e por isso o revestimento deve ser resistente a essas condições.

Gordura e sujeira também fazem parte do ambiente, e materiais fáceis de limpar, auxiliam na faxina.

 

3. Áreas externas

Para decorar as paredes da área externa da casa, seja no jardim, na piscina ou na varanda, a dica é apostar nos acabamentos mais rústicos, com tijolos à mostra ou pedras, como granito e mármore.

Além de deixarem o ambiente ainda mais charmoso, esses materiais tendem a ser mais resistentes e suportar as mudanças climáticas a que essas áreas podem ficar expostas.

4. Pense nas cores de acordo com o efeito

A cor do revestimento ajuda a transformar o ambiente. Assim, se o espaço for pequeno, é preferível utilizar cores claras, que passam a sensação de amplitude.

Já para aumentar o conforto e a elegância do cômodo, utilize o preto ou outras cores escuras, e prefira materiais nobres, como o mármore, o granito e a madeira.

Lembre-se, porém, de que as cores também causam reações físicas nas pessoas: fome, tranquilidade, paz, segurança, energia, calor… entre tantas outras reações.

5. Revestimentos diferentes

O material utilizado no revestimento deve permanecer o mesmo até que haja uma separação física entre os cômodos.

Assim, em ambientes em que não há elementos de separação, como uma porta, mantenha o mesmo revestimento em toda a peça para criar uniformidade.

Lembre-se de comprar uma quantidade a mais para evitar estresse depois com a falta de materiais.

Então, agora é só planejar e escolher os materiais certos para a sua obra. Ah, e não se esqueça que, para evitar erros nem sempre o mais bonito é o que melhor atende à sua necessidade; tente unir beleza, praticidade e segurança ao escolher.

Pense sempre no cômodo em que será posto o revestimento. Opte por qualidade. Lembre-se, as vezes o barato pode sair caro, pesquise antes de sair comprando.

Não deixe para a última hora, encomende com antecedência, assim você não terá imprevistos nem atrasos.

 

Fale conosco

Venda ou alugue seu imóvel com a Engemori. Entre em contato conosco.