Como organizar a mudança: 10 dicas para o momento da troca de imóvel

A mudança de casa costuma marcar a concretização de um sonho, mas nem tudo são flores

Como organizar a mudança: 10 dicas para o momento da troca de imóvel

 

Mudar de imóvel costuma representar algo positivo na vida das pessoas, mas a logística que envolve a troca de imóvel pode ser acompanhada de muitas dores de cabeça.

Acaba sendo normal haver dúvidas sobre como organizar a mudança; afinal, será preciso revisitar todos os itens da casa e colocá-los em caixas e malas para transporte.

Para que esse momento não seja motivo de estresse e possa ser melhor curtido pela família, a Engemori apresenta 10 dicas para facilitar a sua mudança. Confira na sequência!

 

Planeje-se 

 

Tudo começa por um bom planejamento, inclusive a sua mudança de imóvel. Então, defina com antecedência e clareza a data na qual você vai deixar o imóvel atual.

Assim, é possível antecipar-se sem a necessidade de ter que encaixotar suas coisas de um dia para o outro.

 

Cada cômodo de uma vez 

 

Nossa recomendação é que você vá por partes: organize a mudança de cada cômodo em separado. Nisso, lembre-se de identificar as caixas de modo que se saiba a qual cômodo ela pertence.

Acredite: isso elimina confusões e facilita muito no momento de desencaixotar tudo, evitando que itens de cômodos diferentes se misturem.

 

Separe o que não usa

 

A mudança de casa é um ótimo momento para você selecionar aquilo de que realmente precisa daquilo de que não necessita mais e pode ser encaminhado para a doação, por exemplo.

Assim, você começa a vida na casa nova com mais espaço livre e otimiza a sua organização.

 

Organize as caixas

 

Já dissemos que se deve identificar as caixas a partir do cômodo a que pertencem, correto? Pois, reforçamos essa orientação e acrescentamos a importância de identificar também o conteúdo das caixas e a quem ele pertence, o que é importante principalmente no caso dos quartos.

Ao chegar no seu novo imóvel e ter que colocar tudo em ordem novamente, você vai ver o quanto essa organização valeu a pena. Pode acreditar!

 

Utilize as malas de viagem - e também sacos de lixo

 

É bem possível que você tenha malas de viagem em casa e que elas vão fazer parte da mudança. Então, aproveite para utilizá-las para transportar as suas roupas e sapatos.

Desse modo, você diminui o uso das caixas de papelão e obtém facilidade no carregamento, devido às alças e rodinhas presentes nas malas.

Outra opção que pode ser usada na mudança são os sacos de lixo de 50 ou 100 litros. Eles são ótimos principalmente para itens leves e flexíveis, caso de bichos de pelúcia, cobertores, toalhas de banho e roupas em geral.

 

Fotografe os cabos elétricos 

 

A dica de fotografar os cabos elétricos é válida para quem possui muitos equipamentos eletrônicos e costuma ter dificuldade para identificar a localização de cada um deles junto aos aparelhos.

Assim, é possível ficar tranquilo no caso de dúvidas, bastando consultar as fotografias em seu aparelho telefônico ou câmera fotográfica.

 

Entre em contato com as operadoras de serviços

 

Ao mudar-se de casa é preciso entrar em contato com as operadoras de serviços como água, energia elétrica, internet e TV por assinatura com antecedência. Será preciso transferir os serviços no seu nome para o novo imóvel. 

Faça isso com antecedência, porque alguns serviços devem ser agendados para que o atendimento seja realizado.

 

Oriente bem a empresa de mudança

 

Para o sucesso da sua mudança, oriente bem a empresa que será responsável pelo transporte dos itens. Caixas frágeis devem ficar por cima e estar bem identificadas para não haver um resultado desastroso durante o carregamento.

Também é válido orientar a empresa transportadora para que descarregue as caixas já nos seus respectivos cômodos, para facilitar a retirada e organização dos itens.

 

Carregue com você o que for importante 

 

Sempre existe a possibilidade de extravios durante uma mudança. Por isso, é importante dedicar uma atenção especial para alguns itens que podem ser carregados por você mesmo no carro, por exemplo.

É o caso de itens pessoais e delicados, como documentos, objetos de valor e perfumes abertos.

 

Monte um kit de sobrevivência 

 

O primeiro dia na nova casa pode ser caótico até que se organize todos os itens da mudança. 

Para facilitar sua vida nesse momento, nossa dica é montar um kit de sobrevivência com roupas de cama, toalhas, mudas de roupa, pratos e talheres, entre outros.

No caso de possuir filhos pequenos, outra dica é deixá-los por um período com familiares ou amigos enquanto conclui-se a mudança. 

 

Estas foram nossas 10 dicas para ajudar na mudança de imóvel. Esperamos que elas lhe ajudem a evitar dores de cabeça nesse momento tão especial que é a troca de imóvel!

 

SAIBA MAIS:

 

Mudando de imóvel e querendo deixar sua casa mais aconchegante?

Então, clique AQUI e comece pela sala de estar.

Neste blog post, trazemos 7 maneiras de deixar sua sala de estar mais aconchegante.

 

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).