Engemori Construtora

Blog Engemori

Geral

Como organizar a mudança: 10 dicas para o momento da troca de imóvel

Postado em 31 de janeiro de 2022

Mudar de imóvel costuma representar algo positivo na vida das pessoas, mas a logística que envolve a troca de imóvel pode ser acompanhada de muitas dores de cabeça.

Acaba sendo normal haver dúvidas sobre como organizar a mudança; afinal, será preciso revisitar todos os itens da casa e colocá-los em caixas e malas para transporte.

Para que esse momento não seja motivo de estresse e possa ser melhor curtido pela família, a Engemori apresenta 10 dicas para facilitar a sua mudança. Confira na sequência!

 

Planeje-se

Tudo começa por um bom planejamento, inclusive a sua mudança de imóvel. Então, defina com antecedência e clareza a data na qual você vai deixar o imóvel atual.

Assim, é possível antecipar-se sem a necessidade de ter que encaixotar suas coisas de um dia para o outro.

 

Cada cômodo de uma vez

Nossa recomendação é que você vá por partes: organize a mudança de cada cômodo em separado. Nisso, lembre-se de identificar as caixas de modo que se saiba a qual cômodo ela pertence.

Acredite: isso elimina confusões e facilita muito no momento de desencaixotar tudo, evitando que itens de cômodos diferentes se misturem.

 

Separe o que não usa

A mudança de casa é um ótimo momento para você selecionar aquilo de que realmente precisa daquilo de que não necessita mais e pode ser encaminhado para a doação, por exemplo.

Assim, você começa a vida na casa nova com mais espaço livre e otimiza a sua organização.

 

Organize as caixas

Já dissemos que se deve identificar as caixas a partir do cômodo a que pertencem, correto? Pois, reforçamos essa orientação e acrescentamos a importância de identificar também o conteúdo das caixas e a quem ele pertence, o que é importante principalmente no caso dos quartos.

Ao chegar no seu novo imóvel e ter que colocar tudo em ordem novamente, você vai ver o quanto essa organização valeu a pena. Pode acreditar!

 

Utilize as malas de viagem – e também sacos de lixo

É bem possível que você tenha malas de viagem em casa e que elas vão fazer parte da mudança. Então, aproveite para utilizá-las para transportar as suas roupas e sapatos.

Desse modo, você diminui o uso das caixas de papelão e obtém facilidade no carregamento, devido às alças e rodinhas presentes nas malas.

Outra opção que pode ser usada na mudança são os sacos de lixo de 50 ou 100 litros. Eles são ótimos principalmente para itens leves e flexíveis, caso de bichos de pelúcia, cobertores, toalhas de banho e roupas em geral.

 

Fotografe os cabos elétricos

A dica de fotografar os cabos elétricos é válida para quem possui muitos equipamentos eletrônicos e costuma ter dificuldade para identificar a localização de cada um deles junto aos aparelhos.

Assim, é possível ficar tranquilo no caso de dúvidas, bastando consultar as fotografias em seu aparelho telefônico ou câmera fotográfica.

 

Entre em contato com as operadoras de serviços

Ao mudar-se de casa é preciso entrar em contato com as operadoras de serviços como água, energia elétrica, internet e TV por assinatura com antecedência. Será preciso transferir os serviços no seu nome para o novo imóvel.

Faça isso com antecedência, porque alguns serviços devem ser agendados para que o atendimento seja realizado.

 

Oriente bem a empresa de mudança

Para o sucesso da sua mudança, oriente bem a empresa que será responsável pelo transporte dos itens. Caixas frágeis devem ficar por cima e estar bem identificadas para não haver um resultado desastroso durante o carregamento.

Também é válido orientar a empresa transportadora para que descarregue as caixas já nos seus respectivos cômodos, para facilitar a retirada e organização dos itens.

 

Carregue com você o que for importante

Sempre existe a possibilidade de extravios durante uma mudança. Por isso, é importante dedicar uma atenção especial para alguns itens que podem ser carregados por você mesmo no carro, por exemplo.

É o caso de itens pessoais e delicados, como documentos, objetos de valor e perfumes abertos.

 

Monte um kit de sobrevivência

O primeiro dia na nova casa pode ser caótico até que se organize todos os itens da mudança.

Para facilitar sua vida nesse momento, nossa dica é montar um kit de sobrevivência com roupas de cama, toalhas, mudas de roupa, pratos e talheres, entre outros.

No caso de possuir filhos pequenos, outra dica é deixá-los por um período com familiares ou amigos enquanto conclui-se a mudança.

 

Estas foram nossas 10 dicas para ajudar na mudança de imóvel. Esperamos que elas lhe ajudem a evitar dores de cabeça nesse momento tão especial que é a troca de imóvel!

Fale conosco

Venda ou alugue seu imóvel com a Engemori. Entre em contato conosco.