Blog Engemori
Quase todo mundo tem em mente aquela que seria a sua casa dos sonhos, não é mesmo?
O que muitos acabam esquecendo é de também dedicar uma atenção especial para a escolha do bairro.
É preciso pensar bem nisso antes de dar início à compra ou construção do seu imóvel.
Uma casa dos sonhos, se mal localizada, pode virar um pesadelo ou, pelo menos, virar razão para uma série de preocupações e dores de cabeça.
Por isso, a nossa orientação é para que você reserve tempo para essa tarefa de escolher um bairro bom de morar.
Há diferentes fatores que podem interferir nessa escolha e que, muitas vezes, acabam por passar despercebidos.
Então, pensando em lhe ajudar, separamos 7 dicas para que você não erre nessa escolha. Siga com a leitura e confira!
1- Idealize o bairro dos sonhos
A nossa primeira dica é mesmo esta: que você idealize aquele que seria um bairro bom de morar.
Uma boa forma de fazer isso é colocando no papel aquelas que seriam as suas características ideais, das quais você não abriria mão.
Assim, você vai conseguir ter mais clareza em relação a tudo aquilo que você deseja e precisa observar antes de fechar qualquer tipo de negócio.
2- Avalie a infraestrutura
Trânsito excessivo, poeira, falta d’água, quedas de energia… Eis alguns dos problemas que se pode enfrentar quando não se observa a infraestrutura de um bairro.
Por isso, não deixe de atentar para questões como asfaltamento das ruas, presença de rede de esgoto, fornecimento de água e energia de qualidade, entre outros serviços.
Além disso, se você possui filhos pequenos, também vale atentar para a existência de escolas próximas ao local de moradia.
Esses elementos podem fazer toda a diferença para você obter mais qualidade de vida junto ao seu novo lar.
3- Possibilidade de alagamentos
Quando o assunto é infraestrutura, um ponto merece atenção especial em cidades margeadas por cursos d’água, como é o caso de Lajeado e outros municípios da região, cruzados pelo rio Taquari.
Estamos falando dos alagamentos e demais transtornos que eles podem gerar para quem mora junto a esses locais.
Por isso, se possível, evite ruas e bairros propensos a alagamentos em dias de chuva forte.
4 – Busque autossuficiência
Nada melhor do que encontrar tudo aquilo que precisamos perto de casa, não é mesmo?
Pois é exatamente isso que faz com que um bairro possa ser considerado mais, ou menos, autossuficiente.
Antes de fechar negócio, pergunte-se: o que eu conseguiria fazer nesse bairro sem a necessidade de recorrer a qualquer tipo de veículo?
Avalie, por exemplo, se há por perto supermercados, padarias, farmácias, postos de combustível, restaurantes e outras facilidades.
5 – Converse com os vizinhos
Conhecer e conversar com vizinhos é certamente uma das melhores formas de conhecer os prós e contras de morar em um determinado bairro.
Afinal de contas, muitos deles moram há décadas no local e ninguém melhor do que eles para ajudar a tirar dúvidas e repassar orientações sobre os mais variados assuntos.
Inclusive, essa já é uma forma de estabelecer um primeiro contato com aqueles que podem vir a ser seus próximos vizinhos. Um bom convívio com eles também será fundamental para você sentir-se satisfeito com o seu bairro.
6 – Despesas com IPTU e taxas urbanas
Tanto o IPTU quanto outras taxas urbanas retornam em forma de melhorias para a região, mas é preciso considerar que a variação de valor pode ser grande de um bairro para outro.
Opte por um bairro em que o custo desses impostos se ajuste ao seu orçamento.
O melhor bairro para você não é necessariamente aquele que possui o metro quadrado mais caro da cidade, mas sim aquele que melhor vai atender às suas necessidades e enquadrar-se na sua realidade financeira.
7 – Conecte-se com o seu estilo
Todos nós possuímos estilos diferentes, e isso precisa ser considerado por quem procura um bom bairro para morar.
Enquanto alguns preferem os ambientes mais calmos, outros querem saber mesmo é de uma maior agitação.
Se, para alguns, um bairro mais distante e próximo à natureza representa um sonho, para outros sonho mesmo é morar em um bairro comercialmente desenvolvido; se houver um shopping por perto, melhor ainda. É questão de estilo.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim e que, independente do bairro escolhido, você conte com a Engemori Construtora para tirar sua casa dos sonhos do papel.
Há dez anos no mercado, nossa empresa já atuou numa série de projetos e execuções. Clique AQUI para conferir alguns deles e obter inspiração para construir o seu imóvel!