Tudo que você precisa saber sobre jardins verticais e telhados verdes

Conheça os jardins verticais e os telhados verdes e como essas técnica são benéficas

Tudo que você precisa saber sobre jardins verticais e telhados verdes

Sinal de sofisticação e conscientização ambiental são os telhados verdes ou jardins verticais, além de serem alvos de políticas públicas e incentivo nas grandes cidades globais.

Em São Paulo, Nova York e Paris, há uma lei que obriga os prédios comerciais a instalarem essas estruturas, além de placas solares, como parte do esforço para uma transição energética sustentável.

As áreas urbanas apresentam uma grande variedade de superfícies, devido à substituição de elementos naturais por materiais e objetos artificiais, provocando mudanças na rugosidade da superfície e nas suas características, como capacidade térmica, emissividade, capacidade de infiltração de água no solo, alteração na composição química da atmosfera local, entre outros.

Para você entender um pouco mais sobre jardins verticais e telhados verdes, separamos algumas informações úteis. Confira.

Telhados verdes

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado sustentável, são tantos nomes dados a esse sistema construtivo.

Os telhados verdes são telhados cobertos na totalidade ou em parte com vegetação que cresce sobre camadas impermeáveis.  

Existem duas composições de telhados verdes: extensiva, que são camadas de solo de seis polegadas, e intensiva, que são camadas com mais de seis polegadas.

Conheça abaixo alguns itens que selecionamos sobre as características negativas e positivas desse sistema.

Tudo que você precisa saber sobre jardins verticais e telhados verdes

Vantagens

Drenagem

A vegetação do telhado verde auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto.

Isolamento acústico e térmico

A vegetação é capaz de reduzir ruídos urbanos e diminuir a temperatura do ambiente. Esta vantagem mantém o local mais agradável e ainda economiza energia, já que diminui o uso de climatizadores e ar condicionado.

Valorização do imóvel

Os imóveis que recebem esses projetos tendem a ser mais valorizados no mercado, justamente pelos benefícios a eles agregados.

Ação sustentável

A ação de aderir ao telhado sustentável contribui muito para a sociedade, uma vez que leva a vegetação para ambientes urbanos, contribuindo com inúmeras melhorias para o nosso dia a dia.

Estética

Além de todas essas vantagens, os locais com telhado verde adquirem uma aparência bem mais elegante e requintada.

Tudo que você precisa saber sobre jardins verticais e telhados verdes

Desvantagens

Manutenção

Para manter uma estrutura saudável e bonita, o telhado verde exige uma manutenção frequente.

Investimento

Os telhados verdes exigem um alto investimento inicial com um custo elevado.

Restrições

A vegetação possui diversas restrições quanto à estrutura, temperatura e outras características ambientais que podem inviabilizar o projeto.

Sistema complexo

O projeto de sistema do telhado verde é complexo e exige uma mão de obra especializada, pois envolve diversos aspectos do imóvel.

Surgimento de pragas

Se a vegetação não receber a manutenção necessária, podem surgir pragas urbanas no telhado, tornando seus benefícios quase inválidos.

Jardins verticais

Conhecido também como pele-verde ou parede verde, o jardim vertical é uma paisagística em paredes externas e também em paredes internas de casas e edifícios, na qual as paredes são cobertas por um tipo de vegetação usando técnicas especiais.

As plantas para o uso vertical podem ser do tipo autoaderente, como trepadeiras que têm capacidade autônoma de fixação com suas raízes adventícias ou gavinhas ramificadas, e do tipo que necessite de suporte para sua instalação, como bambu, treliças de madeira e/ou metálicas, telas e cabos de aço.

Tudo que você precisa saber sobre jardins verticais e telhados verdes

Vantagens

Efeito na temperatura interna

O uso de vegetação em fachada age como tipo de isolante térmico, mantendo o ar em temperatura ambiente entre a folhagem e a alvenaria e reduzindo a amplitude térmica dos ambientes internos. A quantidade de folhagens influencia diretamente na temperatura do edifício, pois o ganho de temperatura por radiação solar, por ondas longas e por convecção também é reduzido.

Controle da umidade

A cobertura vegetal se transforma numa barreira contra a umidade excessiva do inverno, pois as folhas fazem uma espécie de bloqueio para que a água da chuva não entre em contato com a alvenaria.   

Conservação da alvenaria

A cobertura vegetal pode servir como proteção, deixando a deterioração da alvenaria consideravelmente mais lenta que uma parede exposta às intempéries. Isso também vai depender do tipo de planta que você escolher.

Controle da poluição

A vegetação retém partículas de poeira do ar, que são acumuladas na superfície das folhas, mas podem ser rebatidas ou retiradas com o movimento do vento ou das chuvas; as folhas também oxigenam o ambiente, pois são fixadoras de gás carbônico, além de absorverem metais pesados das águas das chuvas.

Manutenção

A manutenção dos jardins verticais é baixa justamente pelo fato de ter uma estrutura adaptada, as raízes ficam protegidas do aquecimento no solo, a rega pode ser automatizada.

Tudo que você precisa saber sobre jardins verticais e telhados verdes

Desvantagens

Danos à edificação

Os danos à pintura estão relacionados à aderência da vegetação na edificação. No futuro pode haver mais dificuldade e maior custo para pintura residencial, caso você opte pela retirada da pele verde.

Presença de animais indesejados

Alguns animais indesejados são atraídos pela pele verde, o que se constitui uma desvantagem dessa prática. Os animais mais citados que aparecem são mosquitos, lesmas, formigas e abelhas.

Como vimos, os telhados verdes e os jardins verticais têm muito a oferecer; além da estética ser incrível, são de excelente potencial para qualificação do ambiente urbano.

Conheça também em nosso blog  5 dicas práticas para ter uma casa sustentável.

 

 

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).