Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Tudo que você precisa saber sobre jardins de inverno

Postado em 28 de janeiro de 2022

O jardim de inverno é um espaço destinado para deixar a casa mais arejada e também para contribuir com o visual do espaço. Além dessas duas funções, o jardim de inverno ainda pode ser usado para dar um toque de verde, separar ambientes e ter um cantinho relaxante dentro do lar.

A opção de jardins de inverno é cada dia mais vista em projetos de decoração, já que a ideia de trazer um pedaço da natureza para dentro de casa agrada muitas pessoas.

Para entender um pouco melhor como funciona os jardins de inverno, separamos tudo que você precisa saber para dar esse toque a sua casa.

Tipos de jardim de inverno

Aberto

Entre os tipos de jardins de inverno, existem mais duas possibilidades:

Sem paredes

É o tipo de jardim que costuma integrar com o interior da casa, sem separação entre o comodo ou o jardim.

Sendo assim, o jardim se torna parte integrada do ambiente.

Abertura

Quem opta por essa configuração no projeto de jardinagem precisa considerar que as chuvas vão entrar pelo espaço aberto, por isso, uma boa dica é usar vidros para separar os cômodos do jardim de inverno.

Fechado

As versões de jardim de inverno fechadas são aquelas que o cômodo não é integrado com o ambiente e na maioria dos casos, a divisão é feita através de vidros, que separam os ambientes, mas sem esconder o projeto.

Grande

Se você tem bastante espaço disponível, pode aproveitar para transformá-lo num jardim de inverno.

Levando em conta o tamanho do seu espaço disponível, vale considerar no projeto de jardinagem um mix de espécies de plantas.

Pequeno

Um espaço pequeno não é justificativa para não aderir ao jardim de inverno, muito pelo contrário, devemos saber aproveitar cada cantinho.

No caso de ter uma casa com espaço menor, é possível recorrer a um espaço vertical, assim aproveitando o espaço e não deixando de lado sua área verde dentro de casa.

Modelos

Sala de estar

Na ideia de um jardim de inverno na sala é fazer uma parede de vidro, que faz com que o jardim possa ser visto de dentro da sala e torne-se parte da decoração do ambiente.

Cozinha

A cozinha da casa também pode ganhar um espaço verde. Um acabamento com vidro pode deixar o jardim integrado com o ambiente. Também é interessante apostar numa abertura, assim o ambiente fica mais fresco e arejado.

Escada

Um jardim de inverno embaixo da escada é uma ótima aposta para aproveitar o vão que geralmente fica vazio.

Acrescentar pedrinhas brancas junto as folhagens, pode trazer um estilo clean e dar destaque para a jardinagem.

Corredor

Um corredor interno pode ser transformado em um belo jardim de inverno. O corredor pode ser decorado com plantas baixas para não atrapalhar a circulação no local.

Varanda

Para decorar uma varanda, por exemplo, é válido dividir o espaço entre churrasqueira e plantas. De um lado deixe a churrasqueira e do outro as plantas em vasos que somam um toque de verde e caracterizam um pequeno jardim de inverno na varanda.

Como fazer e decorar seu jardim

Vasos

Para quem não planejou um espaço para plantar, a solução é fazer um jardim decorado com vasos. Assim dá para fazer um rodízio nas plantas que serão utilizadas no projeto.

Pedras

As pedras decorativas no chão podem ser menores para jardins pequenos ou se optar por pedras maiores, elas podem dar um detalhe no projeto.

Além de decorar, as pedras podem formar uma base sólida para a decoração com vasos.

Deck de madeira

Se deseja um espaço para relaxar, é válido incluir no projeto um deck de madeira, desse modo é possível criar um caminho de acesso ao jardim sem pisar no gramado.

Entre as opções de deck, estão a tábua corrida feita sob medida ou os módulos de madeiras que podem ser montados de acordo com a necessidade.

Vantagens

Em cidades frias, os jardins de inverno são muito utilizados em reuniões, cultivo de plantar ou recreativo durante o inverno.

Já nas cidadade quentes, ele pode ser utilizado como fator para dar iluminação e ventilação em outras áreas.

Para você conhecer as vantagens de um jardim de inverno, listamos algumas delas, confira:

Ilumina a casa

Normalmente os jardins de inverno são cercados por vidros e tem uma abertura extrema, para trazer a iluminação de fora para dentro da casa, consequentemente deixando-a mais iluminada. Além disso, a circulação de vento aumenta.

Adiciona verde a sua vida

Os jardins de inverno são uma ótima maneira de trazer a natureza para dentro da sua casa, tornando-a mais agradável.

Além de uma beleza incomparável, um jardim de inverno pode dar um clima bem natural a sua residência.

Cria uma área para descanso

Para quem não abre mão de um cantinho mais natural, um jardim de inverno é uma ótima opção e podem servir para descanso e contemplação da sua beleza.

Os jardins com uma área maior podem receber mobiliado na forma de banquinhos e mesinhas.

Aumenta a qualidade de vida dos moradores

Uma casa bem iluminada e ventilada contribui para a sensação de bem-estar de seus moradores.

O jardim de inverno também transmite as belezas e as propriedades terapêuticas das plantas. Ao escolher as plantas certas, você pode se surpreender com o resultado.

Esse tipo de jardim está super em alta e pelo visto vai continuar por muito tempo.

Vale a pena fazer um belo projeto para sua casa e deixar os ambientes mais agradáveis e sofisticados, concorda?