Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Tudo que você precisa para ter a sua casa própria

Postado em 31 de janeiro de 2022

O desejo de adquirir a casa própria e deixar o aluguel de uma vez por todas é algo em comum entre muitas pessoas.

A ideia de ter uma casa própria agrega muitos valores, como a construção do seu patrimônio, conforto e segurança na moradia, além de envolver as questões financeiras.

Mesmo que alugar um imóvel em alguns casos pareça uma boa opção, é preciso considerar que o preço do aluguel pode aumentar futuramente, e até mesmo sair do seu orçamento.

Além disso, há muita burocracia envolvida na compra de um imóvel e tudo isso exige muita atenção do comprador.

Pensando em tudo isso, separamos cinco vantagens de adquirir a sua casa própria e o que é preciso para comprá-la.

5 vantagens em ter sua casa própria

Aluguel

Como já falamos, o aluguel é uma das despesas fixas e necessárias, mas que pode pesar no orçamento familiar.

E a única maneira de fugir dele é adquirindo o seu próprio imóvel. Por isso, é interessante se planejar, mesmo que você precise se privar de algumas coisas durante um período.

 

Conforto e segurança

A compra de um imóvel pode proporcionar conforto e segurança, além de ser uma ótima opção para quem busca estabilidade.

Já que o imóvel será seu, você não terá que seguir pagando parcelas até o vencimento, correndo o risco de ser despejado ou submeter-se aos desmandos do proprietário.

 

Mudanças

Ao adquirir seu imóvel você tem livre arbítrio sobre quaisquer mudanças que deseja realizar.

Os únicos empecilhos que acontecerão serão legislação de obras ou regras de condomínio, no caso de morar em apartamento.

 

Valorização do imóvel

É muito comum que depois de algum tempo propriedades imobiliárias valorizem o seu imóvel.

O que é uma grande vantagem comparada a outros investimentos; além disso, se houverem imprevistos, você terá uma ótima fonte de renda, alugando ou até mesmo vendendo seu imóvel.

 

Investimento seguro

Adquirir seu imóvel é uma forma de investimento certo e seguro, pois com certeza esse investimento terá retorno.

Além de construir seu patrimônio, ele poderá se tornar uma fonte de renda no futuro.

 

Quais os documentos necessário para a compra

Ao adquirir um imóvel, há muitas burocracias que são necessárias para a transação e, pensando nisso, separamos algumas dicas sobre os documentos necessários.

 

Documentos do comprador

O primeiro passo para adquirir um imóvel é apresentar seus documentos, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante e declaração do Imposto de Renda. No caso de você ser casado, seu cônjuge deve apresentar a mesma documentação.

Os documentos serão utilizados para análise de crédito e para a elaboração do contrato, onde constarão as informações da propriedade, as informações sobre você e a forma de pagamento.

 

Documentos do vendedor

Se o vendedor for pessoa física, também deverá apresentar a sua documentação, além de comprovar que não tem nenhuma pendência que atrapalhe o negócio.

E no caso de ser uma empresa, será necessário reunir uma série de documentos, como cópia autenticada do contrato social, certidões negativas de débitos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e à Secretaria da Fazenda. Além de comprovar que não há ações contra a empresa na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho.

 

Documentos do imóvel

Para garantir que não há nenhum impedimento legal na compra do imóvel, é preciso solicitar a escritura definitiva no Cartório de Registro de Imóveis, que comprova a propriedade da unidade.

Outro documento importante é a certidão negativa de ônus reais, pois ela identifica se há alguma dívida pendente e mostra o histórico de transações do imóvel dos últimos 20 anos.

 

Contrato de compra e venda

Assim que tudo estiver encaminhado, é necessário voltar ao cartório para registrar a compra e atestar a transferência da propriedade.

Também será preciso reunir alguns papéis para comprovar informações que são importantes para o negócio, como a forma de pagamento, o valor do imóvel, o valor da entrada e as penalidades, caso ocorra desistência ou atrasos.

Essas são cinco das inúmeras vantagens e os documentos necessários para adquirir a sua casa própria. Desse modo pode-se ter uma ideia de como a tão sonhada casa própria não está longe e pode trazer diversos benefícios a você e a sua família.