Tudo que você precisa para ter a sua casa própria

A casa própria está entre os principais sonhos dos brasileiros; pensando nisso, separamos tudo o que você precisa para ter a sua

Tudo que você precisa para ter a sua casa própria

O desejo de adquirir a casa própria e deixar o aluguel de uma vez por todas é algo em comum entre muitas pessoas.

A ideia de ter uma casa própria agrega muitos valores, como a construção do seu patrimônio, conforto e segurança na moradia, além de envolver as questões financeiras.

Mesmo que alugar um imóvel em alguns casos pareça uma boa opção, é preciso considerar que o preço do aluguel pode aumentar futuramente, e até mesmo sair do seu orçamento.

Além disso, há muita burocracia envolvida na compra de um imóvel e tudo isso exige muita atenção do comprador.

Pensando em tudo isso, separamos cinco vantagens de adquirir a sua casa própria e o que é preciso para comprá-la.

5 vantagens em ter sua casa própria

Aluguel

Como já falamos, o aluguel é uma das despesas fixas e necessárias, mas que pode pesar no orçamento familiar.

E a única maneira de fugir dele é adquirindo o seu próprio imóvel. Por isso, é interessante se planejar, mesmo que você precise se privar de algumas coisas durante um período.

Tudo que você precisa para ter a sua casa própria

Conforto e segurança

A compra de um imóvel pode proporcionar conforto e segurança, além de ser uma ótima opção para quem busca estabilidade.

Já que o imóvel será seu, você não terá que seguir pagando parcelas até o vencimento, correndo o risco de ser despejado ou submeter-se aos desmandos do proprietário.

Tudo que você precisa para ter a sua casa própria

Mudanças

Ao adquirir seu imóvel você tem livre arbítrio sobre quaisquer mudanças que deseja realizar.

Os únicos empecilhos que acontecerão serão legislação de obras ou regras de condomínio, no caso de morar em apartamento.

Tudo que você precisa para ter a sua casa própria

Valorização do imóvel

É muito comum que depois de algum tempo propriedades imobiliárias valorizem o seu imóvel.

O que é uma grande vantagem comparada a outros investimentos; além disso, se houverem imprevistos, você terá uma ótima fonte de renda, alugando ou até mesmo vendendo seu imóvel.

/images/file/347c88a1c4fc6517083b4e08355ebfc2.jpeg

Investimento seguro

Adquirir seu imóvel é uma forma de investimento certo e seguro, pois com certeza esse investimento terá retorno.

Além de construir seu patrimônio, ele poderá se tornar uma fonte de renda no futuro.

Quais os documentos necessário para a compra

Ao adquirir um imóvel, há muitas burocracias que são necessárias para a transação e, pensando nisso, separamos algumas dicas sobre os documentos necessários.

Documentos do comprador

O primeiro passo para adquirir um imóvel é apresentar seus documentos, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante e declaração do Imposto de Renda. No caso de você ser casado, seu cônjuge deve apresentar a mesma documentação.

Os documentos serão utilizados para análise de crédito e para a elaboração do contrato, onde constarão as informações da propriedade, as informações sobre você e a forma de pagamento.

Documentos do vendedor

Se o vendedor for pessoa física, também deverá apresentar a sua documentação, além de comprovar que não tem nenhuma pendência que atrapalhe o negócio.

E no caso de ser uma empresa, será necessário reunir uma série de documentos, como cópia autenticada do contrato social, certidões negativas de débitos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e à Secretaria da Fazenda. Além de comprovar que não há ações contra a empresa na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho.

Tudo que você precisa para ter a sua casa própria

Documentos do imóvel

Para garantir que não há nenhum impedimento legal na compra do imóvel, é preciso solicitar a escritura definitiva no Cartório de Registro de Imóveis, que comprova a propriedade da unidade.

Outro documento importante é a certidão negativa de ônus reais, pois ela identifica se há alguma dívida pendente e mostra o histórico de transações do imóvel dos últimos 20 anos.

Contrato de compra e venda

Assim que tudo estiver encaminhado, é necessário voltar ao cartório para registrar a compra e atestar a transferência da propriedade.

Também será preciso reunir alguns papéis para comprovar informações que são importantes para o negócio, como a forma de pagamento, o valor do imóvel, o valor da entrada e as penalidades, caso ocorra desistência ou atrasos.

Essas são cinco das inúmeras vantagens e os documentos necessários para adquirir a sua casa própria. Desse modo pode-se ter uma ideia de como a tão sonhada casa própria não está longe e pode trazer diversos benefícios a você e a sua família.

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).