Engemori Construtora

Blog Engemori

Geral

Telhado aparente x platibanda: tudo que você precisa saber para escolher certo

Postado em 28 de janeiro de 2022

Ao construir uma casa, temos inúmeras decisões a serem tomadas, que podem ser tanto boas, quanto ruins. Mas é preciso lembrar que depois de tomada, pode ser complicado, e muitas vezes, impossível voltar atrás.

Um exemplo desse tipo de decisão é a escolha do telhado, podendo ele ser aparente ou platibanda.

Essa opção tem implicações tanto práticas quanto estéticas, por isso o cuidado na decisão deve ser redobrado.

E para te ajudar a entender melhor um pouco de cada um, separamos a diferença e vantagens do telhado aparente e platibanda. Confira.

Telhado aparente

O telhado aparente é o formato mais tradicional de construção no Brasil e está presente na maioria das casas.

Ele é simples, funcional e caracterizado por ficar completamente visível e ter os seus beirais projetados para fora.

Os acabamentos deste formato variam muito, desde a utilização de telhas de barro avermelhado até alguns modelos mais recentes, onde são utilizados telhas de cerâmica ou de concreto sobre uma base de madeira.

Vantagens

Uma das grandes vantagens do telhado aparente é o seu baixo custo em relação às outras opções. Além disso, a telha é mais resistente ao tempo.

O telhado aparente é mais tradicional e com o uso de uma telha mais nobre é possível fazer um belo telhado com estética bem agradável. Também pela telha ser pesada dificulta ser retirada do local com ventos fortes.

Desvantagens

A principal desvantagem do telhado aparente é o tempo de execução. Outra desvantagem é que requer o uso de calha no final da telha para evitar as famosas goteiras que poderão umedecer as paredes.

O custo final é mais alto, afinal, gasta muita madeira, e outros materiais, como massa de cimento.

Platibanda

O telhado platibanda, também conhecido como telhado embutido, é caracterizado por um muro ou uma parede que esconde a cobertura da casa. Este modelo mais atual é feito com placas pré-moldadas de concreto impermeabilizadas.

Existe uma variedade de modelos de telhas, calhas e pingadeiras que podem ser usados em telhados platibanda.

Esse arranjo evita as trocas de temperatura com o ambiente, aumentando o conforto térmico, além de garantir o isolamento acústico da casa.

Vantagens

O custo do telhado platibanda em si é bem mais em conta, é mais leve se usado menos madeira, isto no caso de telhas leves e grandes como as de fibrocimento ou sanduiche.

Além disso, o tempo de construção é menor, mais moderno e fica em sintonia com os atuais padrões arquitetônicos de construção.

Desvantagens

Algumas das desvantagens do telhado platibanda é que o telhado fica baixo, inviabilizando o acesso ao interior dele para manutenção elétrica e outros.

O telhado também é mais frágil, especialmente no caso da telha de fibrocimento. É necessário ainda considerar que no caso de telha de fibrocimento o ideal é usar por baixo delas a manta térmica para evitar aquecimento nos dias de sol muito forte, sendo um custo extra.

 

Como escolher

Agora que você já sabe as principais diferenças, vantagens e desvantagens dos dois telhados, fica mais fácil de fazer a escolha.

E o primeiro fator a ser levado em conta, é claro, é seu gosto, avalie o tipo de telhado que se adapta melhor aos seus critérios e a maneira como visualiza o projeto.

De modo geral, os telhados embutidos, tem uma demanda maior por serem mais modernos, pelo menor tempo de execução e pelo baixo custo. Mas não se pode esquecer de que eles também tendem a ser mais quentes e a ter suas paredes manchadas com mais facilidade devido ao acúmulo de sujeira proporcionado pela ausência do beiral.

Já os pontos que devem ser levados em consideração nos telhados aparentes são mais tradicionais, mas também há dificuldades com as telhas, que são frágeis e quebram facilmente, e com a grande variação de calor no interior da casa.

Então você já está pronto para fazer a escolha? Analise todos os pontos que são relevantes para você e escolha o que faz mais seu estilo ou o estilo que você deseja para sua casa.

Fale conosco

Venda ou alugue seu imóvel com a Engemori. Entre em contato conosco.