Laje da casa: 3 soluções sustentáveis para você aplicar

Descubra como obter um melhor aproveitamento desse espaço e ainda ajudar a preservar o meio ambiente

Laje da casa:  3 soluções sustentáveis para você aplicar

Crédito da foto: RDS Builders 

 

Uma laje de casa não precisa ser apenas uma laje de casa. Há formas de obter um melhor aproveitamento desse espaço.

Como?

Vamos apresentar três soluções que você pode projetar para o local. E o melhor: são três soluções sustentáveis.

Ou seja, é melhor aproveitamento do espaço da laje da casa combinado com preservação do meio ambiente. Uma necessidade diante de problemas atuais, como o aumento da poluição e o aquecimento global.

Ficou curioso? 

Então, confira na sequência quais são as três soluções que separamos para apresentar para você. 

E claro: aproveite o conteúdo e inspire-se para o momento da construção da sua casa!

 

1 - Leve a horta e o jardim para a laje da casa

 

Contar com uma horta ou jardim em casa é uma forma de aproximar-se da natureza, além de obter mais qualidade de vida e também contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Possuir uma horta, por exemplo, representa a praticidade de contar com produtos fresquinhos à sua disposição, bem como a certeza de que eles foram produzidos de forma saudável e livre de agrotóxicos. 

E não há desculpa para a falta de espaço: a laje da casa pode ser utilizada para a criação da sua horta e jardim, mas é preciso que isso seja levado em consideração na hora de construir. 

Busque o auxílio de um profissional para a elaboração do projeto, que pode demandar jardineiras de alvenaria de maior porte e a ocupação de uma boa parte da laje.

Nesse sentido, é importante que a estrutura do piso esteja preparada para suportar o peso, que pode incluir pedras, terra, plantas e até mesmo pequenas árvores. Além disso, são necessárias camadas e mantas impermeáveis para impedir problemas como infiltrações.

 

2 - Transforme a laje em um teto verde

 

O teto verde é mais uma solução sustentável que você pode aplicar na laje da casa.

Também conhecido como cobertura verde, esse sistema consiste na utilização de vegetação para cobrir a laje mais alta de uma estrutura. 

Além de resultar em uma estética muito própria ao projeto arquitetônico, essa solução contribui para a aproximação dos indivíduos com a natureza mesmo em áreas urbanas e é benéfico ao meio ambiente.

Entre os seus benefícios, o sistema auxilia na absorção de água da chuva, reduzindo a sobrecarga dos sistemas de drenagem e ajudando a evitar enchentes nas cidades.

Além disso, os tetos verdes são capazes de auxiliar no desempenho térmico das construções, reduzindo a temperatura interna no verão.

Para a implantação do sistema junto à laje superior do empreendimento, também é fundamental contar com o auxílio de técnicos para a tomada dos devidos cuidados.

Abaixo da vegetação e da terra, é necessária a utilização de soluções como um tecido impermeável, sistema de drenagem, bloqueadores de raízes para conter o crescimento das plantas e membranas à prova d’água para evitar infiltrações.

 

3 - Prepare a laje da casa para receber painéis fotovoltaicos

 

A instalação de painéis fotovoltaicos junto à laje da casa é uma solução sustentável que está cada vez mais popular entre os brasileiros, estimulada pela promessa de economia na conta de energia elétrica.

Então, fique sabendo que o momento da construção é o mais adequado para pensar na instalação do sistema junto à sua moradia.

Ainda que isso possa ocorrer de forma posterior, antecipar-se ajuda a evitar dificuldades para a sua implementação e potencializar a produção de energia.

Isso porque no momento da construção há como considerar as variáveis que influenciam no desempenho do sistema de energia solar, como orientação do telhado, área disponível e também o tipo de telhado.

As lajes de concreto são uma das melhores formas de cobertura para a instalação de placas fotovoltaicas, uma vez que o sistema de fixação destas permite compensar a pouca inclinação do telhado, garantindo uma melhor incidência de sol.

Assim como nas situações anteriores, torna-se necessária a assessoria de profissionais técnicos na hora de projetar a sua obra.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo!

Caso esteja pensando em construir, clique neste link para entrar em contato com a Engemori. Nós ajudamos a tirar o seu projeto do papel.



LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).