Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Smart house: você já ouviu falar dessa tecnologia?

Não podemos negar que a tecnologia está cada vez mais presente nos nossos dias, trazendo inúmeras vantagens e auxiliando em algumas tarefas. Apesar de parecer algo distante, as casas inteligentes estão mais próximas do que imaginamos. Elas vêm com a promessa de nos ajudar em tarefas diárias, na otimização de tempo e na economia de energia. Mas você sabe o que são smart house ou casas inteligentes? Separamos algumas informações sobre elas, explicando mais sobre essa automação residencial e seus benefícios. Confira.

Postado em 28 de janeiro de 2022

O que é smart house?

A smart house, ou casa inteligente, é uma casa com integração de aparelhos eletrônicos ligados a uma rede, como por exemplo Wifi ou Bluetooth.

Com esse sistema integrado é possível controlar algumas coisas dentro de casa, como a temperatura, a iluminação e alguns eletrodomésticos.

São inúmeras possibilidades de integração entre o sistema e os aparelhos eletrônicos que já estão no mercado e prometem nos auxiliar diariamente.

Características das casas inteligentes

Soluções inteligentes

Atualmente, os eletrodomésticos têm possibilidade de programação ou até mesmo um refrigerador com um computador embutido que controla a entrada e saída de alimentos, avisando quando algo estiver no fim.

São tantas soluções inteligentes, inclusive com inteligência voltada à sustentabilidade, como por exemplo o reaproveitamento da água do banho para dar descarga no vaso sanitário.

Também é possível integrar sistemas eólicos e solares para armazenar energia e diminuir o consumo dos meios tradicionais.

Controle remoto

As casas inteligentes nos proporcionam sensores de movimento, timers e controles acionados através do seu smartphone que ajudam a administrar o lar. Você não precisa estar presente programando as tarefas de forma manual, você pode programar tudo a distância por meio de um aplicativo.

Já imaginou acordar de manhã com o café pronto ou ter sempre a grama aparada? As casa inteligentes oferecem diversas soluções, de acordo com a sua necessidade e desejo.

Benefícios

Tarefas domésticas

Com as casa inteligentes há uma redução nas tarefas domésticas, assim você não se sente preso em casa realizando tais tarefas.

Reduzir o tempo das tarefas domésticas é um dos grandes benefícios que a smart house traz, afinal você otimiza o tempo para momentos de lazer e deixa o trabalho pesado com as máquinas.

Economia

Como já vimos, as casas inteligentes podem nos auxiliar e muito na economia do lar. Além dos sensores para que as lâmpadas não fiquei acesas o dia inteiro, elas nos proporcionam muito reaproveitamento de água e energia solar.

Segurança

Além da rotina do lar melhorar, as casas inteligentes nos trazem outro benefício, que é a segurança.

Existem circuitos sem fio e que podem ser controlados de qualquer lugar, acionando o controle de luzes e som, dando a impressão que há alguém em casa.

Qualidade de vida

Tirar um pouco de peso das nossas costas com a redução das tarefas domésticas, faz o nosso corpo e a nossa mente descansar.

Além de reduzir os custos e as tarefas domésticas, é possível relaxar mais e tornar o dia a dia mais leve.

São pequenas mudanças que podem nos fazer um bem enorme e nos proporcionar a tranquilidade e leveza que desejamos.

Gostou da smart house? Você já tinha visto alguma tecnologia assim? Esperamos que sim.