Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Qual é o momento ideal para comprar um imóvel?

O sonho da casa própria é a realidade de muitos brasileiros, mas esse projeto exige um olhar para o futuro. A escolha, assim como o momento ideal para adquirir, depende do seu perfil e objetivos.

Postado em 13 de junho de 2022

É normal que surjam dúvidas e que as pessoas se sintam inseguras, por isso 

devem ser analisados o momento econômico do país e as taxas relacionadas ao mercado imobiliário.

Quer saber qual o momento ideal para investir? Continue a leitura que a gente lhe conta o melhor momento.

Por que é importante saber quando comprar um imóvel?

Adquirir um imóvel é um momento sério da sua vida, exige paciência, cuidado e muita pesquisa. Afinal, é um investimento de alto valor, que irá lhe exigir um compromisso por décadas, envolvendo um pagamento mensal considerável. Além disso, trata-se do local onde você e sua família irão morar, por isso é preciso analisar todos os pontos com muita cautela.

Conheça alguns fatores que lhe ajudaram a avaliar o melhor momento para investir na seu imóvel

Cenário econômico

Este é o principal fator a ser analisado na hora da compra. Verifique as condições financeiras e taxas cobradas nas negociações, principalmente se você precisa fazer um financiamento. Faça um planejamento das suas finanças, coloque tudo na ponta do lápis.

Localização

Opte por locais com comércios úteis próximos, desta forma você irá gastar menos tempo e dinheiro com deslocamentos. Pesquise as características dos bairros e da cidade em que deseja morar. Depois faça uma  avaliação dos serviços próximos como supermercados, escolas, farmácias, entre outros. E lembre que uma boa localização ajuda na sua valorização futura.

Pesquise

Crie um perfil de imóvel que atenda às suas necessidades e de sua família. Pesquise informações sobre os preços em diferentes localizações. Você irá se surpreender com as diferenças entre os valores em cada localidade. Faça uma análise do período do ano: assim como no comércio, existem períodos de alta e baixa.

Seu momento de vida

entenda o seu momento de vida atual, pare e reflita se realmente este é o período certo para investir. É preciso traçar metas e alinhar os planos para o futuro. Se formar uma família é uma prioridade para você, então opte por uma casa ou apartamento maior e localizado próximo a escolas. Mas, se seu planejamento for diferente deste, opte por algo menor, o negócio pode ser mais vantajoso, desde que atenda às suas necessidades estabelecidas.

Como saber se estou pronto para investir em um imóvel?

Antes de tudo, trace suas metas de vida, avalie seus objetivos e faça um planejamento financeiro. Após estabelecer estes pontos, você terá uma direção mais assertiva na compra do seu imóvel. Desta forma você não se sentirá inseguro na hora de tomar a decisão que mudará a sua vida.

É sempre bom contar com a ajuda de uma imobiliária e de seus profissionais para lhe ajudar a adquirir o imóvel tão sonhado. Um profissional lhe dará uma base sobre tudo o que você precisa, lhe ajudará a encontrar o local certo e saberá qual o período mais tranquilo de investir.

Conte com a nossa ajuda nesse momento. Conheça nossos imóveis e converse com um profissional, clicando aqui.