Blog Engemori
Antigamente, era comum o uso de telhado aparente, com as telhas de barro sobressaindo muito em relação a outros modelos.
Mas hoje, o uso de telhados embutidos tem aumentado muito, e com isso é natural que apareça a pergunta: quais as vantagens deste modelo?
É sobre isto que vamos falar hoje: continue a leitura para entender.
Vantagens e desvantagens do telhado embutido
A grande vantagem deste tipo de telhado é que ele está mais alinhado ao processo moderno de construção. Além disso, quando bem feito, permite um resultado estético diferenciado.
O custo para o seu desenvolvimento também conta a favor. Salvo algumas situações, ele tende a ser bem mais em conta, já que usa pouca madeira.
No telhado embutido, é possível utilizar a telha de fibrocimento, e o tempo para execução é bem menor.
A principal desvantagem é o fato de ser um telhado mais frágil, especialmente no caso da telha de fibrocimento. Neste caso, o ideal é usar por baixo da cobertura a manta térmica, para evitar aquecimento nos dias de sol muito forte.
Que tipo de casa deve ter telhado embutido?
Não há um tipo propriamente dito, mas existem situações em que é mais comum o seu uso.
Em construções com arquitetura moderna, tem-se optado muito por este tipo de telhado, por exemplo.
É possível usar telha tradicional em telhado embutido?
Sim, é possível. Geralmente, quem opta por este modelo quer economizar nas telhas. Por conta disso, opta por um tipo mais barato, como as de fibrocimento.
No entanto, nada impede de usar os modelos cerâmicos ou até de concreto.
Há ainda uma excelente alternativa, que são as telhas chamadas de “sanduiche”, pois são feitas com duas camadas de aço inoxidável e uma camada de isopor no meio. Elas são muito eficientes no controle térmico e acústico.
Agora que você conhece as vantagens deste modelo, já sabe qual tipo vai priorizar no seu projeto?