Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Quais as melhores plantas para ter dentro de casa?

Postado em 31 de janeiro de 2022

Um ótimo jeito de ficar perto da natureza e sentir o contato com a terra é ter plantas em casa.

Elas são muito mais do que uma tendência de decoração: geram calma para os olhos e um respiro no dia a dia.

E o melhor é que você não precisa ter um jardim ou área externa para render-se ao charme de flores e folhagens. Além disso, não é preciso ser expert para manter suas plantas vivas e vistosas.

Com um pouco de cuidado e de pesquisa (observando inclusive a quantidade de luz que seus ambientes recebem), é possível escolher entre diversas espécies fáceis de cuidar e com grande impacto visual.

 

Os benefícios de ter plantas em casa

Os benefícios de ter essas companheiras dentro de casa são comprovados cientificamente.

Um famoso estudo da NASA (realizado em 1989 e revisitado em 2015) confirmou que manter determinadas espécies em ambientes internos melhora significativamente a qualidade do ar.

Segundo os pesquisadores, muitas plantas são capazes de filtrar substâncias maléficas para a saúde. Essas substâncias podem vir de tintas, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e escapamentos de veículos, entre outros.

Outros benefícios revelados pelo estudo incluem:

 

  • Redução de estresse, fadiga, reforço no sistema imunológico
  • Melhora no humor, na produtividade, concentração e criatividade
  • “Limpeza” do ar ao absorver toxinas, aumentando a umidade e produzindo oxigênio
  • As plantas também concedem vida, cor e aconchego a qualquer espaço – seja no cantinho do home office, no quarto, na sala ou em outro lugar da casa

 

A rotina de cuidados de rega, poda e adubação das plantinhas também traz bem-estar e relaxamento para a vida cotidiana. A tarefa é um ótimo “pretexto” para fazer uma pausa necessária entre as tarefas do dia.

Quer saber quais são as melhores plantas para ter em casa? Veja a seguir.

 

1 – SAMAMBAIA

Esta é clássica! Por ser uma planta volumosa, com folhas longas e pendentes, é aconselhável que seja pendurada ou posicionada em lugares mais altos.

Evite também deixá-la em local com forte corrente de ar, pois a sua folhagem é delicada. Para garantir seu bem-estar, deixe-a em um espaço com iluminação difusa.

 

2 – ÁRVORE-DA-FELICIDADE

Como o próprio nome diz, é responsável por trazer alegria ao lar; mas, um detalhe importante: para isso, você deve ganhá-la de presente.

É ótima para a sala de estar e deve ser posicionada em um lugar onde receba bem a luminosidade.

 

3 – ORQUÍDEA

Esta planta é sinônimo de praticidade, pois pede poucos cuidados. O ideal é regá-la uma vez a cada quatro dias ou mesmo uma vez por semana. É aconselhável que seu vaso seja de barro. Por ser mais poroso, ele drena melhor a água. Recebe bem iluminação indireta e pode ser colocada em qualquer lugar da casa.

 

4 – ESPADA-DE-SÃO-JORGE

Considerada um amuleto contra energias negativas, a Espada-de-São-Jorge também possui outras qualidades bastante funcionais.

Ela umidifica o ar e produz uma quantidade considerável de oxigênio. Por causa disso, neutraliza odores emitidos por materiais sintéticos. Todas estas características fazem dela uma planta ideal para climas mais secos.

 

5 – CRÓTON

O melhor desta planta é sua variedade de coloração. Pode possuir folhas em tons verdes, roxos e amarelos. Suas folhas mais rígidas fazem com que ela seja quase uma escultura, sendo ótima para decorar a sala.

Mas atenção: lembre-se de posicioná-la próxima a uma janela, pois ela deve receber bastante luz.