Engemori Construtora

Blog Engemori

Geral

Permuta de imóveis: como funciona e quais as vantagens para você

Postado em 31 de janeiro de 2022

Vamos imaginar uma situação hipotética: você precisa vender o seu imóvel porque a família aumentou e precisa de mais quartos. Ou então, precisa mudar para outra cidade em função de trabalho.

Detalhe: antes de mudar para o imóvel novo, você precisa vendar o seu, pois somente com esse dinheiro vai conseguir comprar um novo. Mas a mudança precisa acontecer rapidamente, não há tempo para ficar esperando um comprador aparecer.

Nessa situação, o que é possível fazer? Quais são as melhores alternativas?

Uma das opções, e talvez a melhor delas, é a permuta de imóveis. Se você nunca ouviu falar sobre, ou nunca considerou essa opção, te garantimos que depois deste artigo tudo vai ficar mais claro.

De fato, essa é uma modalidade pouco conhecida, mas aos pouquinhos tem ganhado mais espaço e sendo mais explorada.

A permuta de imóveis é uma forma prática de vender seu imóvel, e pode facilitar muito sua vida.

Essa flexibilidade na hora de negociar é mais uma das vantagens de escolher a Construtora Engemori para a execução do seu projeto.

Cada proposta é avaliada e o imóvel usado pode servir como forma de pagamento pela execução da obra.

Isso é possível justamente porque sabemos que, muitas vezes, o cliente já possui um imóvel e gostaria de incluí-lo na negociação.

Mas, então, como funciona a permuta de imóveis?

A principal diferença de uma venda normal é que, na permuta, a troca ou a venda não ocorre em dinheiro, mas em bens equivalentes.

Na maioria das vezes, essa permuta ocorre entre imóveis que não possuem o mesmo valor, já que o valor de um imóvel depende de muitos fatores.

Mas isso não é um problema, já que a diferença pode ser liquidada em dinheiro, independente do tipo de imóvel.

Você também pode fazer um contrato de permuta de um lote para construção de um condomínio em troca de unidades depois do empreendimento finalizado.

De modo geral, existem duas principais formas de realizar a permuta de imóveis: a troca no valor de um bem (ou mais bens) equivalente ao valor da compra, ou o bem e mais um valor adicional.

Esse valor adicional, em dinheiro, pode equivaler a 50% ou 60% do valor do imóvel acordado. Esse tipo de contrato é o mais frequente.

Mas fique atento: a permuta não pode ser realizada envolvendo bens como ações, quotas ou veículos.

Quero fazer um contrato de permuta. Como saber se o proprietário do imóvel que desejo está disposto a este tipo de contrato?

A comunicação é peça chave para quem precisa ou deseja fechar negócio. Deixe claro todas os seus interesses nos diferentes modelos de contrato.

As situações de permuta de imóveis mais comuns são aquelas que ocorrem em transações na troca, já que garantem melhor liquidez ao proprietário.

Uma dica preciosa é visitar o imóvel pessoalmente, e não vê-lo apenas por meio de fotografias. Isso porque por fotos é possível que você não perceba detalhes que pessoalmente são muito visíveis e podem te incomodar.

Aproveite essa visita para ter uma conversa franca com o proprietário, esclarecendo todas as suas dúvidas e expondo suas ideias para o contrato.

Quais são as vantagens da permuta?

Como já falamos, a principal vantagem é facilitar o processo de compra e venda de imóveis.

Mas, além disso, também podemos destacar a tributação. Isso porque nos casos em que não há compensação na permuta, a negociação acaba isenta de tributação do imposto de renda.

Isso acontece porque na troca há o mesmo valor monetário entre os imóveis e, neste caso, a Receita Federal enxerga o imóvel como o mesmo declarado pelo antigo dono. Então, o pagamento do tributo torna-se desnecessário.

Mas e nos casos em que é preciso pagar um valor adicional? Nessa situação, o imposto será pago por quem recebeu o valor, que será proporcional.

Além disso tudo, uma das vantagens é a troca de terrenos por imóveis já construídos. Afinal, existem muitas pessoas que possuem o terreno e podem esperar pela construção do imóvel.

Há também a não dependência de parcelas de empréstimos e financiamentos, que por si só já é um ótimo motivo para optar pela permuta.

Viu só, as vantagens são muitas! Esse modelo de negócio pode ser a solução de que você precisava para conquistar o novo lar.

Fale conosco

Venda ou alugue seu imóvel com a Engemori. Entre em contato conosco.