Engemori Construtora

Blog Engemori

Geral

O que define o valor do condomínio?

Ao comprar ou alugar um imóvel, é muito importante considerar o valor do condomínio. Afinal, para a manutenção da infraestrutura de um condomínio residencial, são diversos gastos; além, é claro, dos processos burocráticos que passam pela aprovação dos demais condôminos.

Postado em 13 de maio de 2022

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre os valores que compõem esta taxa.

Como é determinado o valor do condomínio?

A taxa de condomínio considera despesas direcionadas para o funcionamento do condomínio como um todo, como as áreas comuns e os blocos de apartamentos, até a remuneração dos profissionais que trabalham nas dependências.

Algumas das principais despesas que a taxa de condomínio cobre: 

  • Contas de água, gás e de consumo de energia elétrica
  • Remuneração para os funcionários do condomínio como zeladores, porteiros, faxineiros, jardineiros, entre outros
  • Manutenções dos equipamentos e infraestrutura
  • “Poupança Condominial” reservada para obras — tanto planejadas quanto excepcionais — chamado de Fundo de Reserva, previsto na Lei nº 4.591/64, também conhecida como Lei do Condomínio
  • Compra de materiais utilizados no dia a dia

É importante lembrar que todo o valor do condomínio pode variar em função dos gastos gerados pela manutenção da sua infraestrutura.

Além disso, quanto mais benefícios forem ofertados pelo condomínio, como piscinas, quadras de esporte, salão de festa, playground e assim por diante, maiores serão as despesas.

Rateio: o que é e como funciona?

Em alguns lugares, existe também o rateio de condomínio: uma divisão de valores estipulada e acordada em reuniões de condomínio.

A mediação para a definição de valores é feita pelo síndico ou síndica, convencionalmente distinguidos entre despesas ordinárias e extraordinárias.

As despesas ordinárias são os gastos corriqueiros e necessários para a manutenção do condomínio, como as áreas comuns e de lazer, citadas anteriormente.

Já as despesas extraordinárias cobrem os gastos não previstos no planejamento financeiro, como reparos em função de chuvas e ventos fortes, subsequentes infiltrações, entre outros.

Por que é importante pagar o condomínio?

O valor do condomínio é resultado de uma divisão planejada entre todos os moradores, pois todos contribuem para a manutenção do condomínio.

Por isso, quando um morador está em situação de inadimplência —  isto é, com atraso no pagamento do condomínio —, o custo aumentará para todos os demais moradores, que terão de arcar coletivamente com os gastos.

Fale conosco

Venda ou alugue seu imóvel com a Engemori. Entre em contato conosco.