Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Investir em terrenos vale a pena?

Postado em 31 de janeiro de 2022

De um modo geral, investir em terrenos costuma ser sempre um bom negócio, mas as particularidades do momento o torna ainda mais favorável para a realização desse tipo de aquisição.

Vamos explicar o porquê.

É que a taxa de juros básicos da economia, a Selic, foi reduzida a um número histórico de 4,25% ao ano.

Só para você ter uma ideia, a taxa era de 14,25% em 2016, quando teve início a queda que culminou no valor atual, anunciado em fevereiro.

Na prática, isso quer dizer que se tornou menos interessante manter o dinheiro no banco em busca da rentabilidade oriunda da poupança, abrindo espaço para a migração para os investimentos em bens duráveis, como é o caso dos terrenos.

Além disso, vale citar que, na comparação com terrenos já com imóveis construídos ou apartamentos, os terrenos ‘limpos’ costumam apresentar uma valorização muito maior.

O aumento do valor do terreno tende a ser maior ainda se ele estiver localizado em uma área com potencial de crescimento, como bairros em desenvolvimento e novos loteamentos.

Se o seu objetivo é investir o seu dinheiro, há razões para escolher os terrenos como meio de aplicação desse recurso; mas vale a dica: defina antes qual o seu interesse com a aquisição.

Vamos elencar aqui três possibilidades.

 

Construir para morar

Se o seu desejo é comprar um terreno para você mesmo morar, é importante fazer sua escolha considerando suas próprias preferências e necessidades.

Como a taxa Selic está baixa e ela serve de referência para outras taxas de juros, como aquelas que incidem sobre empréstimos, vale a pena avaliar também a possibilidade de aproveitar este momento para tirar o seu projeto de casa nova do papel.

 

Construir para alugar ou vender

Essa é uma possibilidade que pode se mostrar bastante interessante para quem, de fato, está disposto a investir e multiplicar o seu dinheiro.

Neste caso, você pode usar seu terreno para a construção de uma ou mais casas para vender, ou mesmo um prédio. Tudo depende do quanto você está disposto a investir e da viabilidade do investimento junto ao local em que você adquiriu seu lote.

 

Esperar valorizar para vender

Como já citamos, os terrenos ‘limpos’ têm grande potencial de valorização.

Se ele estiver bem localizado, em uma área que se encontra em desenvolvimento, você tem a chance de obter um valor consideravelmente superior em um curto espaço de tempo.

Além de exigirem menos custos com manutenção, os terrenos ‘limpos’ são mais fáceis de vender.

Desse modo, o novo proprietário tem liberdade para construir considerando as suas próprias preferências e gostos.