Investir em terrenos vale a pena?

Avalie se esse tipo de investimento é um bom negócio para você

Investir em terrenos vale a pena?

 

De um modo geral, investir em terrenos costuma ser sempre um bom negócio, mas as particularidades do momento o torna ainda mais favorável para a realização desse tipo de aquisição.

Vamos explicar o porquê. 

É que a taxa de juros básicos da economia, a Selic, foi reduzida a um número histórico de 4,25% ao ano.

Só para você ter uma ideia, a taxa era de 14,25% em 2016, quando teve início a queda que culminou no valor atual, anunciado em fevereiro.

Na prática, isso quer dizer que se tornou menos interessante manter o dinheiro no banco em busca da rentabilidade oriunda da poupança, abrindo espaço para a migração para os investimentos em bens duráveis, como é o caso dos terrenos.

Além disso, vale citar que, na comparação com terrenos já com imóveis construídos ou apartamentos, os terrenos ‘limpos’ costumam apresentar uma valorização muito maior.

O aumento do valor do terreno tende a ser maior ainda se ele estiver localizado em uma área com potencial de crescimento, como bairros em desenvolvimento e novos loteamentos.

Se o seu objetivo é investir o seu dinheiro, há razões para escolher os terrenos como meio de aplicação desse recurso; mas vale a dica: defina antes qual o seu interesse com a aquisição.

Vamos elencar aqui três possibilidades.

 

Construir para morar

 

Se o seu desejo é comprar um terreno para você mesmo morar, é importante fazer sua escolha considerando suas próprias preferências e necessidades.

Como a taxa Selic está baixa e ela serve de referência para outras taxas de juros, como aquelas que incidem sobre empréstimos, vale a pena avaliar também a possibilidade de aproveitar este momento para tirar o seu projeto de casa nova do papel.

 

Construir para alugar ou vender

 

Essa é uma possibilidade que pode se mostrar bastante interessante para quem, de fato, está disposto a investir e multiplicar o seu dinheiro.

Neste caso, você pode usar seu terreno para a construção de uma ou mais casas para vender, ou mesmo um prédio. Tudo depende do quanto você está disposto a investir e da viabilidade do investimento junto ao local em que você adquiriu seu lote.

 

Esperar valorizar para vender 

 

Como já citamos, os terrenos ‘limpos’ têm grande potencial de valorização.

Se ele estiver bem localizado, em uma área que se encontra em desenvolvimento, você tem a chance de obter um valor consideravelmente superior em um curto espaço de tempo.

Além de exigirem menos custos com manutenção, os terrenos ‘limpos’ são mais fáceis de vender.

Desse modo, o novo proprietário tem liberdade para construir considerando as suas próprias preferências e gostos.

Possui um terreno e decidiu construir? Clique para entrar em contato com a Engemori. Nós ajudamos a tirar o seu projeto do papel.

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).