Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Financiamento atrasado: entenda o fazer

O que pode acontecer com o financiamento atrasado e como solucionar esta questão.

Postado em 27 de julho de 2022

O Financiamento Imobiliário é uma das principais ferramentas que tornam o sonho da casa própria realidade. Este método consiste em pegar dinheiro emprestado com um banco (de sua preferência), comprar um imóvel e ser feliz.

Mas, antes de começarmos o artigo de hoje, vale lembrar que o empréstimo é feito sob um contrato firmado entre comprador e credor, e suas cláusulas podem variar. Também é importante que, ao realizar o financiamento, você tenha feito um planejamento financeiro. Desta forma, colocando seus gastos e ganhos na ponta do lápis.

Agora que lhe explicamos isso, vamos lhe explicar o que pode acontecer com o financiamento atrasado e como solucionar esta questão.

Como funciona o limite de inadimplência?

O ideal é que não haja  nenhuma parcela em atraso, evitando qualquer tipo de dor de cabeça.

Contudo, existe um número de parcelas, pré-estabelecidas no seu contrato com o banco, que você poderá atrasar sem provocar graves consequências.

Ressaltamos o quão importante é ler o contrato e prestar atenção em todas as informações e detalhes dele. Pois cada banco ou construtora possui suas próprias regras no que diz respeito aos juros, inadimplências e multas.

Quantas parcelas causam a perda do imóvel?

Segundo a lei brasileira, para haver perda do imóvel, o proprietário deverá atrasar três parcelas do financiamento. Após este período, você receberá uma notificação extrajudicial para quitar a dívida ou fazer uma nova negociação com o sem banco em até 15 dias.

Depois disso, o banco torna-se dono da sua propriedade, podendo leiloá-la para quitar a dívida. Resumindo, é importantíssimo pagar mensalmente as parcelas do financiamento, para não correr o risco de perdê-lo.

Atrasou: juros e multas.

Ao atrasar uma parcela, o valor é alterado devido ao acréscimo dos juros, pré-estabelecidos no seu contrato com o banco. Caso os atrasos se tornem recorrentes, isso pode somar juros e taxas com valores muito altos, tornando cada vez mais difícil o pagamento.

Por isso, é indicado buscar por um financiamento com parcelas que caibam no seu bolso.

Como manter as parcelas em dia? 

Como citamos no início deste artigo, o ideal é ter um bom planejamento financeiro. Coloque todas as suas despesas na ponta do lápis. Com isso, faça uma análise da sua renda, verifique se ela irá amparar todos os seus gastos.

Ter uma renda extra pode ser uma boa saída. Afinal, com organização e disposição, você não irá desistir de sonhar.

 

Agora, vamos responder à pergunta que lhe trouxe até o final deste artigo.

 

O que fazer quando atraso o financiamento?

Renegociar é a palavra-chave neste parágrafo. Uma simples ida ao banco e uma conversa com o seu gerente pode salvar o seu financiamento. Entretanto, não espere acumular, pois quanto antes você negociar o que está em atraso, melhor.

É como nossa mãe dizia: “com conversa e paciência, tudo se resolve”. 

Com planejamento tudo pode dar certo. Não deixe de viver os seus sonhos. Nós da Construtora Engemori queremos lhe ajudar a realizá-los: visite o nosso portfólio e conheça nossos empreendimentos.