Fachadas reflexivas: vantagens e desvantagens

Conheça as vantagens e desvantagens das fachadas reflexivas que estão fazendo sucesso na arquitetura

Fachadas reflexivas: vantagens e desvantagens

É muito improvável que você nunca tenha passado por uma fachada reflexiva, afinal elas estão ganhando cada vez mais espaço na arquitetura.

As fachadas reflexivas podem ser encontradas principalmente em edifícios comerciais, mas isso não significa que elas não são usadas em residências.

As fachadas nesse estilo transformam a visibilidade das calçadas, trazendo um ar mais moderno.

As edificações com fachadas reflexivas têm se mostrado mais presentes na Europa;os Estados Unidos também as adotaram para seus inúmeros arranha-céus.

Para que você entenda um pouco melhor sobre fachadas reflexivas, suas vantagens e desvantagens, separamos algumas informações.

Fachadas reflexivas: vantagens e desvantagens

Características

Os vidros espelhados quando colocados em fachadas podem trazer uma ilusão visual incrível.

É como se a arquitetura do projeto desse espaço se expandisse para que a paisagem do local seja admirada.

O material reflexivo é capaz de sintonizar tudo ao seu redor como o céu, a natureza e os monumentos, entre outros. Assim é perceptível a diferença entre o antigo e o moderno.

Fachadas reflexivas: vantagens e desvantagens

Vantagens das fachada reflexivas

Além de terem uma estética marcante, as fachadas reflexivas proporcionam elegância ao ambiente. Mas ainda há outros benefícios; confira abaixo.

Segurança

As fachadas reflexivas são uma ótima opção para revestir locais que ficam diretamente ligados à rua, já que impedem a visibilidade para dentro do prédio, o que é visto como uma medida de segurança.

Privacidade  

Como vimos, as fachadas reflexivas não permitem a visibilidade para dentro do ambiente, mas quem está do lado de dentro consegue enxergar a rua, o que proporciona maior privacidade.

Luminosidade

Trazendo uma maior qualidade de vida para quem habita o ambiente, as fachadas reflexivas permitem a entrada da luz natural, sem necessidade de cortinas.

Manutenção

Os vidros não necessitam de reparos ou substituições periodicamente. Uma boa limpeza já é o suficiente para mantê-los conservados.

Isolamento térmico

Bloqueando 80% a passagem da luz solar e dos raios ultravioletas, as fachadas reflexivas evitam um calor exagerado no ambiente.

O que pode ser bom para o seu bolso também, já que a utilização de ar-condicionado será menor.

Fachadas reflexivas: vantagens e desvantagens

Desvantagens

Como nem tudo são flores, depois de conhecer as vantagens das fachadas reflexivas, separamos duas desvantagens.

Meio ambiente

A principal desvantagem das fachadas reflexivas são os acidentes que acontecem com as aves.

As aves não conseguem diferenciar uma imagem real de uma ilusão e acabam colidindo nos vidros o que lhe pode ser fatal.

É possível colocar obstáculos, como fitas, redes de proteção e tintas, entre outros, para criar barreiras visuais para às aves.

Trânsito

As fachadas reflexivas podem chamar muita atenção, o que dificulta a atenção do motorista no trânsito.

Por isso, é preciso ter cuidado com a instalação desse material, pois pode ocasionar o caos duplicando carros e pessoas, entre outros.

Fachadas reflexivas: vantagens e desvantagens

Como percebemos, as fachadas reflexivas, são muito modernas e trazem uma elegância para a arquitetura.

Lembre-se, ao optar por uma fachada reflexiva você precisa tomar algumas medidas para aproveitar suas vantagens sem prejudicar o meio ambiente.

Esperamos que tenha gostado e, se desejar continuar acompanhando nossos conteúdos, estamos no Facebook e no Instagram.

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).