Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Drones na arquitetura: tudo que você precisa saber

Postado em 28 de janeiro de 2022

Os drones são pequenos veículos aéreos não tripulados que estão ganhando espaço entre o público, consumidores e no mundo da arquitetura e construção.

O uso do drone na arquitetura e construção pode ser como veículo de transportes ou como uma ferramenta de marketing.

Em 2012, os drones foram utilizados para transportar uma frota de tijolos de poliestireno, em uma empresa na França. Outra prova de que os drones podem auxiliar muito na construção, foi quando o pesquisador Federico Augugliaro, juntamente com os colaboradores do Instituto de Sistemas Dinâmicos e Controle e Gramazio Research, utilizaram dois drones para construir uma ponte de corda, resistente o suficiente para suportar o peso de um ser humano.

O uso dos drones

Atualmente, o drones são usados para a captura de imagens das construções, o que possibilita observar o andamento do projeto com imagens do canteiro de obras.

Mas as suas possibilidades de uso vem crescendo a cada dia, sendo visto também como uma ferramenta de inspeção, como um sensor termal que aponta as irregularidades que devem ser sanadas através da identificação de alteração da temperatura em determinados pontos da estrutura.

Como implantar

No lugar do guindaste ou do esforço humano, entram os drones. E entre as suas funções podemos incluir a grande contribuição na arquitetura e a engenharia visivel em um projeto em fase de pesquisas e teste, onde os drones são programados a compor verdadeiras estruturas, conectando elementos em diferentes construções.

Desse modo, os cabos que são presos aos drones, enquanto sobrevoam o local, vão construindo estruturas simples e de modo prático.

Drones x outras filmagens aéreas

Antigamente para fazer imagens aéreas de construções era necessário contratar um fotografo que em um pequeno avião ou helicóptero, fazia os cliques. Além de ter um custo alto, as imagens demoravam para que fossem produzidas e entregues aos clientes.

E caso na demanda, estivesse incluso vídeo, era preciso contratar três profissionais, o fotógrafo, o cinegrafista e o piloto do avião. Com o custo elevado, estes recurso eram usados somente em grandes obras.

Já com os drones, a captura de fotos ou gravações de vídeos de um empreendimento podem ser feitos apenas com um equipamento com ótimo resolução digital.

Também deve ser levado em conta que podem ser vistas em tempo real da tela de um computador, enquanto o drone ainda está no ar.

Assim, fica claro que o uso dos drones na construção civil, representa uma redução de gastos e uma vantagem estratégica num mercado competitivo.

Vantagens

Sendo muito fáceis de controlar e estáveis, os drones permitem um estudo detalhado da evolução da construção de uma edificação e conseguem capturar imagens de diversos ângulos e, até então difíceis de acessar.

Essa captura de imagens na construção civil tem coletado dados estratégicos que contribuem para melhorar a capacidade do projeto e o planejamento das construções.

A tecnologia dos drones auxilia nos primeiros estudos que envolvem o desenvolvimento do projeto, como por exemplo:

  • realizando levantamentos;
  • cadastrando áreas;
  • estudando os aspectos técnicos, como a insolação do local em cada horário do dia.

Tudo isso são dados novos que impactam diretamente na definição do conceito arquitetônico e estrutural dos empreendimentos.

O mais interessante de tudo isso, é que os vídeos e as fotos feitos pelos drones possibilitam que essa experiência seja levada para qualquer lugar. Ou seja, o cliente em potencial, não precisa ir até o canteiro da obra para conhecer o local.

Essa possibilidade torna os drones na construção civil e na engenharia uma excelente ferramenta de relacionamento com o cliente.