Dicas para garantir a segurança na sua obra

Saiba como melhorar a segurança no canteiro de obras e evitar acidentes

Dicas para garantir a segurança na sua obra

Um dos itens indispensáveis em qualquer área profissional, a segurança na construção civil merece uma maior atenção devido aos grandes perigos. Mesmo com tanto acesso a informação, como nos dias atuais, os acidentes persistem em acontecer. Seja por falta de proteção, treinamento, atenção ou até mesmo conhecimento.

Uma obra pode apresentar diversos riscos à integridade dos profissionais, como a necessidade de trabalho em altura, equipamentos pesados e cortantes, produtos químicos, fiação elétrica, entre tantos outros.

Mais do que proporcionar treinamentos e equipamentos de proteção para a equipe de trabalho, uma empresa nunca deve atuar de forma unilateral na proteção dos seus funcionários. É indispensável que todos os profissionais contribuam para a preservação da própria integridade, através de uma análise crítica dos riscos envolvidos e capacidade de concentração na execução de suas tarefas.

Separamos algumas dicas que muitos profissionais já conhecem, mas que são essenciais serem reforçadas constantemente para que todos tirem do trabalho os melhores resultados possíveis.

Dicas de segurança nas obras:

  • Organização de materiais: mantenha as ferramentas de trabalho guardadas em locais limpos e com espaços suficientes para manuseá-las. Só faça a retirada das mesmas no momento do uso e trate de guardá-la imediatamente após o uso. Materiais espalhados pela obra é um convite ao acidente.
  • Fiação elétrica: opte por guardá-las em lugares elevados, evitando tropeços.
  • Evite ligar vários equipamentos elétricos em uma mesma extensão e deixe que as instalações elétricas sejam feitas por um especialista.
  • Respeite todas as sinalizações de segurança e contribua com a CIPA indicando possíveis pontos de risco para que sejam feitas novas sinalizações.
  • As madeiras usadas como formas, tapumes, escoramentos e armação devem ter seus pregos retirados ou rebatidos antes de estocá-las e nunca deixe estas madeiras espalhadas.
  • Usar capacetes, luvas e botas reforçadas podem salvar uma vida em caso de quedas de materiais. Equipamentos de Proteções Coletivas também devem estar sempre à disposição, como: plataformas de segurança, guarda-corpo e proteção de tela.

O resultado positivo de uma obra segura e sem acidentes, para o cliente, pode ser uma obra sem dores de cabeça e, para a sua empresa, o resultado positivo pode ser a execução conforme o planejamento.

 

Fonte: Formigari

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).