Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Design de interiores: a importância de ambientes bem pensados

Postado em 31 de janeiro de 2022

Muita gente brincava de fazer desenhos de casas quando era criança. Não uma simples casa, mas toda a parte interna, incluindo a decoração.

Quando crescemos, fica fácil perceber que decorar um ambiente não é tão simples assim.

Assim como qualquer outra arte, quando você não se sente bem com a arquitetura de um ambiente, é bem possível que você o evite.

E quando esse ambiente trata-se da sua própria casa, isso fica ainda mais latente, não é mesmo?

O seu lar precisa ter a sua cara, ser funcional e também aconchegante. E dar conta de tudo isso sozinho é praticamente impossível.

Design de interiores definitivamente não é brincadeira de crianças, é uma função que com certeza fará toda diferença em sua casa.

E contar com a ajuda de um profissional para isso é fundamental.

O que faz um designer de interiores?

Esse é o profissional que fará o trabalho de organizar sua casa de forma que combine as necessidades de quem mora na casa e os gostos pessoais.

Além de pensar na funcionalidade, ele também considera a estética do ambiente. Isso inclui móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

A contratação de um especialista que tem conhecimento sobre todos os tipos de materiais é assertiva, pois ele saberá qual é o ideal para você e sua família.

Um ambiente que possui um projeto de design de interiores é pensado para cumprir tudo o que você deseja.

Mais do que isso: é pensado para suprir necessidades que talvez você nem saiba que tem.

É a solução para aqueles problemas que você só se dá conta quando eles já estão lhe dando muita dor de cabeça.

O designer começa fazendo um estudo da casa, considerando principalmente dois pontos: quantidade de cômodos e de pessoas que vivem no imóvel.

Serão analisados aspectos como ergonomia, proporções, cores… Também entram nessa análise os pontos da rede elétrica, disposição de tomadas e telefone.

Depois disso, ele montará um projeto e apresentará para os moradores da casa. Esse projeto normalmente é apresentado em 3D, para melhor entendimento dos espaços.

A partir de então, você terá um orçamento sobre o projeto.

Pontos fundamentais de um bom projeto de design de interiores

Há pontos que são fundamentais para que um projeto possa ser considerado muito bom ou então excelente.

Não deixe de prestar atenção na iluminação dos ambientes, por exemplo. A iluminação adequada é uma grande aliada para a funcionalidade e até mesmo a economia.

Um bom projeto de design de interiores deve entender a necessidade de uso de cada espaço.

A tarefa do profissional é propor soluções estratégicas para cada um deles e, nesse sentido, até mesmo a ventilação precisa ser considerada.

Afinal, propor escritórios, por exemplo, em espaços pouco iluminados ou quartos em ambientes pouco ventilados, não é uma boa proposta, certo?

Até mesmo o aroma ou mesmo o cheiro que o ambiente absorve é importante no projeto. Coisas que são difíceis de perceber sozinho.

Pode acontecer de o profissional responsável pela obra propor um revestimento acústico ou mudanças na calefação.

Isso porque o excesso de frio ou calor também incentiva a incubação de diferentes doenças. Ou seja, o trabalho de um design de interiores também preza por sua saúde.

 

Execução certeira

Contratar um profissional dessa área na hora da construção do imóvel certamente lhe poupará de muito estresse e fará sua construção ser mais certeira.

Isso porque ele será responsável por supervisionar todas as etapas e evitar preocupações de como lidar com as outras pessoas envolvidas no projeto.

Se tudo isto que descrevemos é o que você precisa ou almeja, então o design de interiores não é apenas importante, mas fundamental para você.