Construção a seco: conheça algumas técnicas e quais as suas vantagens

Muito utilizadas no exterior, as técnicas de construção a seco vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil

Construção a seco: conheça algumas técnicas e quais as suas vantagens

Você já ouviu falar em construção a seco? Provavelmente não, certo? Pois é, ela não é muito comum ainda no nosso país, mas vem ganhando cada vez mais força e espaço na construção civil. De acordo com a Associação Brasileira de Drywall, na última década, o uso dessa técnica teve um grande aumento, o que comprova a crescente popularidade desse tipo de construção.

Construção a seco: conheça algumas técnicas e quais as suas vantagens

Mas, afinal, o que é construção a seco e quais são as suas vantagens? Você conhece quais técnicas são utilizadas nesse tipo de construção? Confira a seguir.

O que é construção a seco?

Na construção a seco, ao contrário da construção úmida, materiais como argamassa não são aplicados no canteiro de obras e a utilização de água para formação do material é dispensada. A construção consiste basicamente na montagem e na instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial.

As estruturas usadas na construção a seco podem ser, por exemplo, paredes constituídas de perfil metálicos, placas de gesso, estruturas pré-moldadas em concreto ou aço, forros em madeira e outros.

Quais são as vantagens desse método?

A construção a seco apresenta muitas vantagens em relação à construção tradicional e, por isso, está sendo cada vez mais utilizada. Veja algumas delas:

Sustentabilidade

A construção a seco é mais sustentável porque reduz o consumo de água e produz menos resíduos. Os materiais utilizados também podem ser reciclados facilmente. Além disso, a construção a seco contribui para a eficiência energética do imóvel porque faz com que ele se mantenha naturalmente mais fresco no verão e mais quente no inverno.

Construção mais rápida

A construção a seco pode reduzir o tempo de construção em até 70% porque elimina as etapas de aplicação e secagem dos materiais tradicionais. O ganho de tempo gera economia e maior rentabilidade nos projetos.

Segurança

Os materiais adequados permitem o atendimento às normas e aos padrões de segurança, além de apresentarem resistência pela utilização de alta tecnologia no processo de fabricação.

Mais praticidade nas manutenções

Quando for necessária alguma manutenção, a área afetada pode ser substituída de maneira simples e prática, sem a necessidade de quebrar paredes. Tubulações, encanamentos e instalações elétricas podem ser acessados e reparados com mais facilidade.

Quais são as técnicas de construção a seco?

Placas de gesso

Conhecidas por drywall, as placas de gesso são montadas sobre uma estrutura de aço, cobertas de papel cartonado, que podem ter diferentes espessuras, dependendo da aplicação. As paredes normalmente são compostas de duas placas de gesso, que garantem bom isolamento térmico e acústico.

O isolamento pode ser ainda mais eficiente, com o uso de enchimento de lã mineral, apresentando função de vedação e de acabamento. No drywall, a aplicação não apresenta função estrutural.

Parede dupla de concreto

Nessa técnica, as paredes de concreto chegam prontas ao local da obra. Duas paredes são ligadas entre si por uma armadura em treliça, que tem função estrutural. Uma vez instaladas, o espaço entre as paredes pode ser preenchido por concreto, isopor ou poliuretano expandido.

A montagem de paredes duplas de concreto é vantajosa em relação à construção de alvenaria tradicional porque demanda menos mão de obra e tem menor tempo de execução.  

Steel frame

Perfis de aço galvanizado são conformados a frio e montados para serem usados como esqueleto estrutural do imóvel. As estruturas são montadas sobre uma fundação utilizando chumbadores.

Como a estrutura em aço é mais leve que em alvenaria, a fundação também é simplificada. O acabamento pode ser feito com diversos materiais, como drywall ou forros de madeira.

Painéis EPS

Nessa modalidade de construção a seco, os painéis de poliestireno expandido são montados sobre telas ou estruturas de aço que garantem a eles uma boa resistência com baixo peso.

São excelentes isolantes térmicos e, por isso, são muito utilizados em locais frios e câmaras frigoríficas. Dependendo do tipo de construção, os painéis precisam ser concretados ou apenas aparafusados.

Devido a sua sustentabilidade e maior praticidade, a construção a seco deve seguir crescendo no Brasil e no mundo. Podendo representar um fim ao desperdício de recursos naturais e de matéria prima, segue cada vez mais atraindo novos consumidores.

 

Fonte: Mobuss Construção

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).