Conheça a bioconstrução: ecológica, econômica e confortável

Saiba o que é, as vantagens e entenda porque a bioconstrução vem sendo cada vez mais utilizada

Conheça a bioconstrução: ecológica, econômica e confortável

Bioconstrução, também chamada de “arquitetura de terra”, é toda construção que não agride o meio ambiente. Ou seja, usa dele mesmo para desenvolver casas, ecovilas ou condomínios sustentáveis, utilizando os materiais que estão a disposição no próprio local ou fazendo reuso de outros.

São características da técnica de bioconstrução, o tratamento e reaproveitamento de resíduos, a energia solar e eólica e a máxima utilização de iluminação natural. E em alguns materiais que são aproveitados estão: a argila, fardos de palha, bambu, folhas de bananeira e adubo. Já os reaproveitados podem ser: pneus, garrafas pets, cacos de vidros, plásticos, madeira reciclada e etc.

O uso dessa técnica vem crescendo cada dia mais, por isso separamos algumas vantagens e desvantagens da bioconstrução:

Vantagens da bioconstrução

Rápida construção

Pela simplicidade dos compostos e pelo método utilizado, há um certa eficiência na hora de construir.

Facilidade de instalação elétrica e hidráulica

Toda a tubulação é feita durante a construção da casa, tendo assim, a tubulação moldada sob medida.

Não emite gases estufa

Os tijolos utilizados não precisam de temperaturas altas para sofrer pelo processo químico que garante a resistência.

Isolamento termoacústico

Auxilia na economia de energia, mantendo o interior da casa sempre em uma temperatura agradável. Além disso, proporciona silêncio na residência.

Economia

Com os materiais utilizados, pode haver uma economia de até 40%, a menos do com os materiais formais.

Durabilidade

Uma eco-casa tem grande resistência, e pode durar 6x mais que uma casa convencional.

Mais segurança

O peso é melhor distribuído pela estrutura da casa por não depender do uso de vigas.

Desvantagens da bioconstrução

Mão de obra

Por serem materiais naturais, há necessidade de mão de obra especializada neste tipo de construção.

Impermeabilização

Pelas paredes serem muito porosas, é necessário impermeabilizar a construção para evitar vazamentos, infiltrações e rachaduras.

Maior utilização do espaço

Com paredes com maior espessura, diminuindo o espaço útil do terreno.

Não padronização

Como não há como fazer duas casa iguais com esses materiais, o resultado não é totalmente certo, por isso você deve contratar um profissional especializado.

 

Por que usar a bioconstrução?

A bioconstrução vem mostrando que é possível, construir uma casa com o conforto que prezamos, sem agredir o meio ambiente. Também nos faz repensar sobre os conceitos da nossa sociedade moderna, pois nos dias atuais onde tudo é de fácil acesso, acaba se tornando difícil fazer uma casa 100% sustentável, com a bioconstrução já estamos no caminho e podemos reduzir boa parte dos danos.

Apesar de muita gente confundir, a bioconstrução é diferente das construções sustentáveis. Independente de lutarem pela mesma causa, a construção sustentável não renuncia a tecnologia moderna. Ao contrário da bioconstrução, pois nela é feito o uso de algumas técnicas associadas a construções antigas.

Desse modo, mesmo levantando os pontos negativos e positivos, a bioconstrução nos mostra como ela pode ser duradoura e rentável, sendo uma forma de ter autonomia e fugir das técnicas tradicionais sem prejudicar o meio ambiente.

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).