Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Cobogós na arquitetura: o que são e quais as vantagens de usar

Postado em 31 de janeiro de 2022

Muro com cobogós em projeto desenvolvido e executado pela Engemori Engenharia, na cidade de Lajeado, no bairro Universitário

 

Como deixar o ambiente mais charmoso, elegante e funcional?

Às vezes essa é uma tarefa difícil da arquitetura. Geralmente nesses casos, o que devemos é prestar atenção nos detalhes, ou melhor: nos clássicos!

Não é preciso “inventar a roda” para ter um ambiente bonito e leve. Elementos já conhecidos da arquitetura podem dar conta do recado.

Estamos falando do Cobogós. Você já conhece?

Se é a primeira vez que ouve falar disso, fique tranquilo. Depois desta leitura você saberá o que é e quais as principais vantagens de utilizar esse recurso.

Afinal, o que são os cobogós?

Essas peças não são uma novidade no mercado. Os cobogós são utilizados desde 1920! Mas no Brasil a peça ficou famosa mesmo em meados dos anos 50.

Ele é, basicamente, um revestimento vazado. Uma parede por onde ainda passa luz, e sua função é vedar superfícies.

Sua origem é nordestina. Os cobogós surgiram no Recife, com o objetivo de manter a ventilação natural dos ambientes.

Eles consistem em assentados em argamassa, mas são perpendiculares e coincidentes, então não há amarração, como em blocos cerâmicos de vedação.

Os mais tradicionais e que você já certamente já viu por aí são os de cerâmica vermelha natural.

Mas existem muitas formas de usar essa peça, externa e internamente. Confira.

Possíveis aplicações para cobogós

Projeto desenvolvido pela Espaço3 Arquitetura, na cidade de Lajeado, no bairro São Cristóvão e executado pela Engemori Engenharia

 

Cobogós são utilizados apenas em áreas externas, como em muros? Nada disso! Existe um mundo de possibilidades para a aplicação desse recurso, inclusive dentro de sua casa.

Listamos algumas dessas formas de utilizar, mas o que vale aqui é criatividade e o olhar de um bom profissional para a sua residência.

Área externa

Uma grande vantagens de usá-los do lado de fora da casa é sua grande resistências às mudanças do clima.

É claro que isso pode variar conforme o material. A sugestão, neste caso, são os cobogós de cerâmica, por exemplo.

Na área externa você pode utilizá-los de diferentes formas: como forma de deixar o local mais charmoso ou com o intuito claro de dividir ambientes.

Os cobogós que recebem a luz do sol ainda proporcionam belíssimos desenhos no chão, o que também é algo atrativo para ambientes externos.

Você pode aplicá-los em divisas de terrenos, garagens e muros.

Área interna

Uma coisa que o cobogós faz com primazia é dividir ambientes mantendo sua integração.

O que significa que são ótimos para dividir ambientes como sala e sala de jantar ou até mesmo o próprio quarto, dando a possibilidade de ter-se duas atmosferas.

Outra dica bacana é utilizar na entrada da casa. Isso porque, mesmo que sejam vazados, os cobogós vão funcionar como uma barreira, preservando a intimidade da casa.

Para áreas internas, você pode combinar as cores com o restante da decoração, é claro.

Ou então, aproveitar para deixar o destaque do ambiente por conta do cobogós, optando por uma cor e modelo que dêem conta do recado.

Mais vantagens do cobogós

As vantagens dos cobogós não param por aí! Ainda existe uma série de benefícios que esse modelo pode trazer para o seu lar.

Para todos os gostos

De todas as formas que você possa imaginar: esmaltado, em cimento, com brilho, em relevo, natural ou acetinado.

Com cor ou básico. Quem escolhe a personalidade do seu cobogó é você! Além disso, como falamos, ele também pode ser utilizado tanto dentro quanto fora de casa.

Eficiência bioclimática

Sim! Além de serem belíssimos e muito úteis, os cobogós são também sustentáveis. Isso porque eles são um avanço nas estratégias bioclimáticas.

Os cobogós fazem muito bem o controle de recursos naturais. Eles distribuem muito bem a luz e permitem a circulação do ar.

Isso explica o fato de o Cobogó ter surgido no Recife, não é mesmo? Regiões mais quentes são excelentes locais para se utilizar os cobogós.

Com ele você tem sucesso de conforto ambiente e espacial, estilo e modernidade!