Rua Sergipe, 55 - Bairro São Cristóvão
Lajeado/RS

Blog Engemori

Geral

Casas geminadas: as vantagens de apostar nesse tipo de imóvel

Postado em 31 de janeiro de 2022

Se você possui um terreno parado e não sabe a melhor maneira de aproveitá-lo, este texto é para você!

Muitas pessoas – talvez seja o seu caso – acabam deixando esse espaço de lado por diversos motivos, como não ter o capital suficiente para começar a construção ou até mesmo por preferir vender o local e comprar um imóvel pronto.

Mas você já pensou que esse terreno pode ser uma forma de empreender e gerar renda com um custo reduzido? Apostar nas casas geminadas é uma das opções de investimento.

Siga com a leitura e saiba mais sobre esse tipo de construção, cada vez mais popular e que já virou uma forte tendência no ramo imobiliário.

Você sabe o que são as casas geminadas?

O termo “geminado (a)” significa partes dispostas de duas a duas, agrupadas, duplicadas. Assim, entende-se como casas geminadas aquelas que são construídas de forma conjugada ou interligadas entre si, podendo conter duas ou mais unidades que compartilham o mesmo terreno em lotes proporcionais e simétricos.

Além de ter a aparência igual ou semelhante externamente, nesse tipo de construção, as moradias compartilham telhado, instalações e paredes, podendo ter o mesmo design de divisão interior.

Como citamos inicialmente, esse tipo de construção tem sido cada vez mais procurado, tanto por sua característica econômica quanto por gerar um melhor aproveitamento do terreno e da estrutura.

O planejamento deve ser feito em conjunto com profissionais da construção civil, por serem capacitados para realizar esse tipo de obra de forma correta e segura, prezando pelo seu conforto e bem-estar.

As plantas são feitas de maneira personalizada, desde as mais simples até as mais sofisticadas, levando em consideração a funcionalidade do espaço, o estilo de vida e as necessidades de cada morador.

Antes de dar início a uma obra desse tipo, é preciso atentar para a sua regularização, o que passa por consultar antes a legislação do seu município para saber o que ela especifica sobre o assunto, uma vez que costumam haver variações de um município para outro.

É preciso observar esses detalhes para que você possa usufruir dos benefícios das casas geminadas.

As principais vantagens das casas geminadas

Esse tipo de construção, se tomados os devidos cuidados, proporciona diversos benefícios, como os abaixo listados.

Economia de recursos: as casas geminadas têm um custo de construção e manutenção menor do que outros tipos de imóveis, por possuírem as estruturas principais compartilhadas, como o telhado e as paredes. Você pode ter duas ou mais casas em um espaço que seria só de uma. E se você já tem um terreno, esse valor fica ainda mais em conta.

Fonte de renda: supondo que você ao invés de usar o seu terreno para construir apenas a sua casa, decida usá-lo para construir uma casa geminada com duas unidades. Você pode morar em uma delas e alugar ou vender a outra. Você utiliza o espaço que seria de um único imóvel, transforma-o em dois, e ainda cria uma nova fonte de renda.

Preço acessível: da mesma forma que as casas geminadas acabam custando menos para construir, elas também podem custar menos na hora de vender. Isso acaba sendo uma facilitador na hora da venda, pois o preço torna-se mais atrativo para quem vai comprar, aumentando as chances de fechar negócio e evitando que você fique com imóveis parados.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as casas geminadas pode avaliar se essa é uma boa alternativa para você.

Caso opte em investir nesse tipo de empreendimento, é importante contar com uma equipe especializada, como a Engemori Construtora, que possui experiência na realização de projetos desse tipo.

Para mais informações sobre este ou outros tipos de construções, entre em contato pelo telefone: (51) 3729-6088. Estamos à disposição para te atender e orientar para que você tome as melhores decisões!

*As imagens que ilustram este blog são de projetos desenvolvidos pela MAIS ARQUITETURA, de Lajeado, para construção na cidade de Arroio do Meio.