Engemori Imobiliária

Blog Engemori

Geral

Área de serviço: como planejar este espaço de forma eficiente

Postado em 31 de janeiro de 2022

Uma casa sem uma área de serviço adequada tem tudo para ser uma casa menos funcional, sobretudo no momento das tarefas de limpeza e organização da casa.

Atividades como lavar as roupas, passar um pano úmido no chão e colocar os cômodos em ordem são coisas que fazem parte do cotidiano de uma residência e, nessas horas, nada melhor do que contar com uma área de serviço para te auxiliar.

Apesar de muitas vezes não darmos a devida atenção para este ambiente da casa, ele costuma ser bastante útil no dia a dia.

Logo, não espere sua casa ficar pronta para chegar à conclusão de que uma área de serviço é importante e faz muita falta em uma casa.

Se você já entendeu isso, siga com a leitura e confira as dicas que separamos para você planejar esse espaço de forma eficiente. Vejamos!

As dicas que separamos para você

Pense as funções do ambiente

Para que a sua área de serviço seja eficiente, começamos com uma dica básica, mas de grande importância: pensar as funções do seu ambiente.

Pode até parecer redundante num primeiro momento, mas o fato é que uma área de serviço pode servir de diferentes maneiras às necessidades de uma família.

Algumas perguntas que julgamos importantes:

  • a sua área de serviço vai funcionar como uma espécie de lavanderia?
  • você vai precisar instalar um varal?
  • as roupas serão passadas no local?
  • você vai utilizar o espaço também como dispensa para guardar todo tipo de utensílios de limpeza?
  • outros itens também serão guardados no local, como bicicletas e cadeiras de praia?

Faça a reflexão. Apenas responder às perguntas que elencamos aqui já te permite ter uma visão bem mais clara sobre a sua necessidade de espaço e também a pensar soluções para aproveitar melhor cada metro quadrado da sua área de serviço.

 

Escolha a localização

Há pelo menos três opções de localização que você deve considerar para a construção da sua área de serviço.

São elas:

  • o ambiente externo;
  • o ambiente interno, em espaço individual;
  • o ambiente interno, em espaço integrado a outra área da casa, como a cozinha e o banheiro (mais comum em apartamentos e casas de tamanho reduzido).

Note que deixamos a definição da localização para depois de pensar as funções da sua área de serviço, uma vez que a forma como você pretende utilizar o espaço influencia na escolha do ambiente.

O que vale para todos os casos é a necessidade de que o ambiente escolhido seja bem arejado e, de preferência, conte com a incidência da luz natural.

Afinal de contas, estamos falando de um cômodo que serve para a limpeza de diferentes objetos e, por isso, a circulação de ar acaba sendo importante para evitar a proliferação de bactérias e o aumento do nível de umidade no local.

 

Atenção para os acabamentos

Agora, avançamos alguns passos e chegamos ao ponto em que a estrutura da sua área de serviço já está pronta e cabe a você escolher os acabamentos para o ambiente. Essa etapa é muito importante.

Aqui, vamos focar em dois pontos que consideramos fundamentais: as escolhas do piso para o chão e do revestimento para as paredes.

Nesse processo de escolha, devemos levar em consideração a seguinte questão: a área de serviço é, muitas vezes, um ambiente úmido, em razão do constante uso de água nas tarefas de limpeza.

Logo, quando o assunto é a escolha do piso para o chão, a nossa recomendação é pensar na sua segurança e escolher um piso antiderrapante.

Já para o revestimento das paredes, a dica é escolher opções mais resistentes à umidade e fáceis de limpar, como os ladrilhos e azulejos.

Outra opção é utilizar uma tinta ou papel de parede impermeável, mais duráveis em caso de contato com líquidos.

 

A hora da mobília

A sua área de serviço está quase pronta e chegou o momento de pensar a mobília e os eletrodomésticos para este tão importante ambiente da casa.

Nessa etapa, a palavra dever ser uma só: funcionalidade!

Além disso, lembre-se: vários itens podem vir a ser guardados na sua área de serviço, mas isso não quer dizer transferir a bagunça do resto da casa para este ambiente.

Para manter a ordem, a dica é apostar em armários multiuso, prateleiras e cestos. Há uma série de soluções que você pode aplicar junto à sua área de serviço.

Para os eletrodomésticos, a lógica é a mesma: pensar em itens funcionais como forma de otimizar o espaço.

Uma dica simples: máquinas de lavar com abertura frontal liberam o espaço superior ao equipamento, que pode servir para instalação de um armário multiuso. Que tal?

 

O plus com a decoração

Quase tudo pronto, mas ainda falta uma parte muitas vezes esquecida nesse tipo de ambiente: a decoração.

É isso mesmo! A área de serviço não precisa ser um ambiente monótono. Alguns detalhes já são suficientes para deixar o espaço agradável e charmoso.

Vejamos alguns itens que podem ser utilizados:

  • cestos em tecido ou palha;
  • quadros decorativos;
  • vasos de plantas;
  • tapetes;
  • lustres.

Outro ponto que ajuda na decoração e a deixar sua área de serviço mais agradável é o uso das cores, variando conforme a ideia que você deseja transmitir.

Algumas sugestões: branco, para obter sensação de amplitude; tons pastéis, para gerar impressão de leveza; ou cinza, para transmitir a ideia de modernidade.

O importante é deixar o ambiente mais agradável e charmoso, do jeitinho que você deseja.

 

Então, gostou do conteúdo?

Saiba que além de trazer dicas, estamos preparados para te ajudar na hora de construir ou reformar, nas pequenas e grandes obras.

Conte com a gente para tirar o seu projeto do papel com a qualidade que você espera e merece.

Como gostamos de dizer por aqui: se você pode sonhar, nós podemos realizar.

Entre em contato com a Engemori pelo telefone (51) 3729-6088 ou pelo e-mail luis@engemori.com.br.

Estamos aguardando você!

>>> Navegue pelo blog e confira mais dicas de construção e tendências para a sua obra <<<

Fale conosco

Engemori Imobiliária

Agora também somos Imobiliária.
Com a Engemori, conquistar seu sonho ficou ainda mais fácil.

veja os imóveis disponíveis