7 dicas para você escolher um bairro bom de morar

Uma casa dos sonhos, se mal localizada, pode virar razão para uma série de preocupações e dores de cabeça

 7 dicas para você escolher um bairro bom de morar

 

Quase todo mundo tem em mente aquela que seria a sua casa dos sonhos, não é mesmo? 

O que muitos acabam esquecendo é de também dedicar uma atenção especial para a escolha do bairro. 

É preciso pensar bem nisso antes de dar início à compra ou construção do seu imóvel. 

Uma casa dos sonhos, se mal localizada, pode virar um pesadelo ou, pelo menos, virar razão para uma série de preocupações e dores de cabeça.

Por isso, a nossa orientação é para que você reserve tempo para essa tarefa de escolher um bairro bom de morar.

Há diferentes fatores que podem interferir nessa escolha e que, muitas vezes, acabam por passar despercebidos. 

Então, pensando em lhe ajudar, separamos 7 dicas para que você não erre nessa escolha.  Siga com a leitura e confira!

 

1 - Idealize o bairro dos sonhos 

 

A nossa primeira dica é mesmo esta: que você idealize aquele que seria um bairro bom de morar.

Uma boa forma de fazer isso é colocando no papel aquelas que seriam as suas características ideais, das quais você não abriria mão. 

Assim, você vai conseguir ter mais clareza em relação a tudo aquilo que você deseja e precisa observar antes de fechar qualquer tipo de negócio.

 

2 - Avalie a infraestrutura 

 

Trânsito excessivo, poeira, falta d’água, quedas de energia… Eis alguns dos problemas que se pode enfrentar quando não se observa a infraestrutura de um bairro.

Por isso, não deixe de atentar para questões como asfaltamento das ruas, presença de rede de esgoto, fornecimento de água e energia de qualidade, entre outros serviços.

Além disso, se você possui filhos pequenos, também vale atentar para a existência de escolas próximas ao local de moradia.

Esses elementos podem fazer toda a diferença para você obter mais qualidade de vida junto ao seu novo lar.

 

3 - Possibilidade de alagamentos

 

Quando o assunto é infraestrutura, um ponto merece atenção especial em cidades margeadas por cursos d’água, como é o caso de Lajeado e outros municípios da região, cruzados pelo rio Taquari.

Estamos falando dos alagamentos e demais transtornos que eles podem gerar para quem mora junto a esses locais.

Por isso, se possível, evite ruas e bairros propensos a alagamentos em dias de chuva forte. 

 

4 - Busque autossuficiência 

 

Nada melhor do que encontrar tudo aquilo que precisamos perto de casa, não é mesmo? 

Pois é exatamente isso que faz com que um bairro possa ser considerado mais, ou menos, autossuficiente.

Antes de fechar negócio, pergunte-se: o que eu conseguiria fazer nesse bairro sem a necessidade de recorrer a qualquer tipo de veículo?

Avalie, por exemplo, se há por perto supermercados, padarias, farmácias, postos de combustível, restaurantes e outras facilidades.

 

5 - Converse com os vizinhos

 

Conhecer e conversar com vizinhos é certamente uma das melhores formas de conhecer os prós e contras de morar em um determinado bairro.

Afinal de contas, muitos deles moram há décadas no local e ninguém melhor do que eles para ajudar a tirar dúvidas e repassar orientações sobre os mais variados assuntos. 

Inclusive, essa já é uma forma de estabelecer um primeiro contato com aqueles que podem vir a ser seus próximos vizinhos. Um bom convívio com eles também será fundamental para você sentir-se satisfeito com o seu bairro.

 

6 - Despesas com IPTU e taxas urbanas

 

Tanto o IPTU quanto outras taxas urbanas retornam em forma de melhorias para a região, mas é preciso considerar que a variação de valor pode ser grande de um bairro para outro.

Opte por um bairro em que o custo desses impostos se ajuste ao seu orçamento.

O melhor bairro para você não é necessariamente aquele que possui o metro quadrado mais caro da cidade, mas sim aquele que melhor vai atender às suas necessidades e enquadrar-se na sua realidade financeira.

 

7 - Conecte-se com o seu estilo

 

Todos nós possuímos estilos diferentes, e isso precisa ser considerado por quem procura um bom bairro para morar.

Enquanto alguns preferem os ambientes mais calmos, outros querem saber mesmo é de uma maior agitação.

Se, para alguns, um bairro mais distante e próximo à natureza representa um sonho, para outros sonho mesmo é morar em um bairro comercialmente desenvolvido; se houver um shopping por perto, melhor ainda. É questão de estilo.




Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim e que, independente do bairro escolhido, você conte com a Engemori Construtora para tirar sua casa dos sonhos do papel.

Há dez anos no mercado, nossa empresa já atuou numa série de projetos e execuções. Clique AQUI para conferir alguns deles e obter inspiração para construir o seu imóvel!

 

LEIA TAMBÉM

Mostra Casa 2016 - Tendências
Mostra Casa 2016 - Tendências

A equipe da Engemori esteve presente na mostra Casa dos Vales em Santa Cruz do Sul em busca de novidades e tendências na área da arquitetura e construção.

Painéis Solares Tesla
Painéis Solares Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, companhia americana conhecida por sua inovação no mercado de transportes através de seus carros 100% elétricos e autônomos, na última segunda feira, dia 31, inovou novamente e surpreendou o mundo ao apresentar a Powerwall, uma telha geradora de energia solar.

Casas em Estilo Americano
Casas em Estilo Americano

Se você está pensando em construir e procura por boas ideias, modelos diferentes de construção, o estilo americano pode ser uma excelente opção.

Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência
Quatro Inovações na Construção Civil que serão Tendência

Estamos diante de uma demanda urgente por inovações na indústria de construção que busquem a otimização da produtividade do setor. E é justamente para essa demanda que empresas líderes estão direcionando seus esforços.

Lean Construction: entenda o que é e como aplicar
Lean Construction: entenda o que é e como aplicar

Cada vez mais, as empresas de construção civil estão focadas na busca da quebra de paradigmas de gestão para seus processos de produção, que as tem levado a adotarem o Lean Construction (construção enxuta).