Engemori Construtora

Blog Engemori

Geral

5 riscos do aluguel sem intermédio de uma imobiliária

Você é proprietário de imóvel e está pensando em alugá-lo? Ou você é inquilino e está pensando em alugar diretamente com o proprietário?

Postado em 2 de maio de 2022

Inicialmente pode parecer uma ótima ideia fazer tudo sozinho, em ambos os casos, mas siga com a gente que vamos lhe mostrar cinco riscos que estas ações podem trazer.

 

Relacionamento proprietário x locatário

Quando você resolve alugar sem intermédio de uma imobiliária, tudo o que for relacionado ao imóvel será com você, e você terá que disponibilizar tempo para isso.

Atraso nos pagamentos, necessidades de reforma e reajustes podem acabar “minando” o relacionamento proprietário versus inquilino.

O que não ocorre se tiver uma imobiliária cuidando de todas as necessidades, de todas essas questões burocráticas e de reformas que podem ser resolvidas de forma mais fácil e rápida, sem que haja desgastes para ambas as partes.

 

Manutenções

De quem é a responsabilidade de fazer reparos, se não há contrato?

Se o acordo foi entre proprietário e inquilino e não tem contrato, vai depender do tipo de manutenção necessária.

Se forem questões de problemas estruturais, são de responsabilidade do proprietário; mas se forem manutenções de uso, ficam a cargo do inquilino.

Este tipo de situação a imobiliária resolve quando está participando do processo, informando os direitos e deveres de cada uma das partes. Mas, se não se tem uma imobiliária, será necessário que ambas as partes acordem sobre a maneira a ser solucionado o problema, caso não esteja descrito no contrato ou não se tenha um.

 

Reajustes de aluguel e taxas

Ao contratar uma imobiliária, ela terá os conhecimentos necessários sobre o mercado, taxas, direitos e deveres de cada uma das partes, sem prejudicar ninguém.

A falta de informação, falhas na comunicação ou falta de esclarecimento podem prejudicar muito este processo.

Pois taxas e valores fora da prática do mercado farão seu inquilino querer sair do imóvel, sendo que ainda podem acontecer alguns estresses e recusas no pagamento.

Já com o contrato assinado e o auxílio de pessoas especializadas isso não ocorrerá, pois tudo estará dentro do acordado inicialmente e dentro dos processos legais.

 

Inadimplência

Perante a lei, o inquilino só é considerado inadimplente quando o pagamento da dívida, neste caso o aluguel, ultrapassar o prazo de 90 dias sem ser realizado.

Quando o atraso do pagamento for de alguns dias, é considerado somente uma dívida em atraso.

Na lei, constam direitos e deveres de ambas as partes, e saber quais são as medidas cabíveis torna mais fácil e rápido o processo, sendo que algumas medidas de cobrança que gerem desconforto ou constrangimento ao inquilino não podem ser adotadas, pois este pode entrar com um processo por cobrança abusiva.

Para que essa situação seja evitada, contar com o conhecimento e respaldo do setor jurídico das imobiliárias tornará a situação facilmente solucionável.

 

Fraudes

O processo de locação de imóveis traz várias etapas burocráticas, e cada uma delas deve ser analisada da forma correta para que no final a locação seja bem sucedida.

Para quem não é da área, pode ser um processo cansativo e cheio de termos técnicos que muitos não conhecem, o que dificulta tudo.

Este processo de conferência de documentos e termos técnicos já é parte da rotina de funcionários de imobiliárias, fazendo com que o processo fique mais rápido e certeiro.

 

Depois de ler sobre estes riscos que um processo de locação pode trazer e suas consequências, você ainda tem dúvida de contratar uma imobiliária para auxiliar em todas as questões?

Contar com uma imobiliária séria pode lhe poupar tempo e dores de cabeça. Ao escolher uma imobiliária com bons profissionais, estes vão tomar conta de tudo, evitando que você corra qualquer um destes riscos.

Fale conosco

Venda ou alugue seu imóvel com a Engemori. Entre em contato conosco.