Engemori Construtora

Blog Engemori

Geral

5 dicas práticas para você ter uma casa sustentável

Postado em 28 de janeiro de 2022

Uma tendência que está ganhando espaço na construção civil mundo afora é a casa sustentável, que além de ser uma amiga do meio ambiente, é mais eficiente no nível de energia.

O estilo de vida sustentável em casa começa desde a construção até o dia a dia dos moradores.

Começar com pequenos detalhes dentro de casa é uma das maneiras mais fáceis de contribuir com a diminuição do impacto que hábitos modernos causam no meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais.

Sabemos que se cada um fizer um pouquinho, essas atitudes farão diferença mais para frente. Por isso, separamos cinco dicas de como tornar sua casa sustentável. Confira.

O que é uma casa sustentável?

A casa sustentável é uma opção para diminuir o máximo de impacto no meio ambiente. Um imóvel sustentável busca eficiência no consumo de energia, água e materiais.

Além de casas, hoje em dia também existem condomínios que nesta linha sustentável, que oferecem diversas opções ecológicas e grandes áreas verdes para auxiliar na qualidade de vida de seus moradores.

Custos de construção

Diferente do que a maioria das pessoas acha, a construção sustentável não tem custo mais alto do que as construções tradicionais.

Se pensarmos em retorno desse investimento podemos perceber que esse valor investido retorna em pouco tempo para o seu bolso ou melhor, continua rendendo por anos.

Retorno do Investimento

Uma casa sustentável pode poupar muito investimento na construção.

Ao investir em captação da água da chuva ou em energia solar, provavelmente experimentará uma economia considerável na conta.

Como ter uma casa sustentável

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre a casa sustentável, acompanhe nossas cinco dicas.

 

Energia solar

A eletricidade é um item indispensável dentro de casa, mas assim como o consumo de água, é alto. E parece um desperdício não aproveitar a geração de energia solar.

A energia solar vem trazendo cada vez mais utilizadores e com isso, o custo de instalação diminui gradualmente.

O investimento da instalação de painéis solares varia de R$12.700, para casas menores, com 3 ou mais moradores e R$72.000 para casa maiores com cinco ou mais moradores (consulte o valor atualizado).

 

Luz natural

A partir de um estudo de clima e da região onde a casa será construída, é possível montar um projeto em que a casa não precisa de luzes ligadas durante o dia.

Com a instalação de janelas ou aberturas no teto, protegidas por telhas ou vidros, é possível garantir claridade por muitas horas.

 

Sistema de captação de água da chuva

Para molhar plantas, lavar o quintal ou dar descarga, a água não precisa ser tratada. Pois além de pesar na conta, é um desperdício enorme dos recursos naturais.

O sistema de captação da água da chuva é simples, é composto por calhas, separadores de folhas e resíduos e um reservatório que pode ser ligada ao sistema hidráulico para o abastecimento de vasos e torneiras.

O tamanho do tanque é calculado pelo consumo do imóvel.

Biodigestores

Os biodigestores são mini estações para o tratamento de esgoto residencial que acabam com a necessidade de limpeza regular da fossa e não precisam de fonte externa para realizar a decomposição da matéria orgânica e dejetos.

Eles tem uma vida útil de em média, 40 anos e o melhor é que eliminam riscos de contaminação dos lençóis freáticos e do solo.

Hábitos

Não se esqueça dos hábitos, pois além de se construir de forma verde, é importante se preocupar com seus hábitos e ações que impactam de forma positiva no meio ambiente. Como por exemplo:

  • Separe o lixo entre recicláveis e materiais orgânicos
  • Instale uma pequena composteira
  • Acabar com a cultura do desperdício

Dessa maneira, diminuímos o lixo produzido e ainda ajudamos as usinas de reciclagem a darem vida nova ao que pode ser reutilizado.

Para que todas essas dicas sejam aplicadas, contrate uma empresa que elabore um projeto personalizado, garantindo funcionalidade, não deixando de lado a beleza e o conforto.

 

Fale conosco

Venda ou alugue seu imóvel com a Engemori. Entre em contato conosco.