Blog Engemori
A relação que temos com a nossa casa mudou desde o último ano. Com a necessidade do isolamento social, as pessoas passaram a buscar maneiras de ampliar a qualidade de vida em espaços reduzidos, como apartamentos; ou ainda, revitalizar ambientes pouco aproveitados, para garantir mais conforto.
A arquitetura tem sido uma grande aliada para a reorganização desses locais. Com isso, ela vem ganhando ainda mais relevância, sendo estratégica para projetos que visam otimizar espaços, ganhar funcionalidade e também dar beleza aos ambientes.
Entre as principais tendências da área, um fator importante tem ganho destaque: a preocupação com o meio ambiente.
Para entender melhor esse movimento, veja cinco tendências da arquitetura que unem sustentabilidade e estética.
A casa precisa ser vivida
Com os holofotes nos lares, os cômodos de casas e apartamentos começaram a ser repensados para além do funcional.
A ideia é que o espaço das casas seja ampliado para que absorva do trabalho ao descanso, sem deixar a diversão de lado, com um mobiliário funcional ou decoração afetiva.
Ampliação a partir do mobiliário
O distanciamento social fez com que todos os moradores tivessem que permanecer dentro de casa, ao mesmo tempo.
Com isso, foi preciso transformar os ambientes considerados pequenos. Uma forma de ampliá-los, sem precisar fazer reformas, é a partir do mobiliário, para que os moradores sintam-se confortáveis e livres para transitar.
Natureza dentro, fora e ao redor da casa
Ao pedirem para você imaginar um cenário que traga tranquilidade, provavelmente a primeira imagem que virá ao pensamento é um ambiente que envolva a natureza, certo?
Os benefícios do verde dentro de casa já estão mais do que comprovados, e a pandemia reacendeu os olhos para isso. As áreas de contato com a natureza ganharam mais força com o distanciamento social, por conta da leveza e do conforto que inspiram.
A tendência é que materiais naturais, plantas e pequenas hortas passem a compor cada vez mais o ambiente domiciliar interno, além do externo.
Afinal, a arquitetura biofílica – aquela que projeta ambientes que conectam pessoas à natureza – está cada vez mais em alta entre arquitetos e designers de interiores.
O cuidado com o meio ambiente
Reduzir os impactos ambientais é outra tendência que permanece como prioridade.
Há construções, como as nossas, que se preocupam com a redução de resíduos produzidos tanto na fase da obra, quanto no momento dos acabamentos.
Os projetos também buscam utilizar materiais recicláveis que causam um menor impacto ao meio ambiente, como é o caso da madeira de reflorestamento, dos tijolos de barro e das estruturas reaproveitadas.
Aproveitamento da luz natural
A luz natural, além de ressaltar os espaços tornando-os ainda mais vivos, contribui para diminuir o uso em excesso de energia.
Para deixar a iluminação natural abraçar o espaço, é necessário integrar os ambientes (como sala e cozinha). Outra dica é apostar em uma paleta em tons claros e investir em superfícies brilhantes e espelhadas.
Estes são alguns passos para que sua casa fique com um aspecto muito mais moderno.
Confira outros conteúdos de nosso blog, como “Estilo industrial na decoração: 5 ideias para aplicar em residências”, e veja outras dicas. Afinal, quanto mais referências diferentes, melhor; não é mesmo?
Conte com a Construtora Engemori para executar o seu projeto, do jeito que for. Para nós, será um prazer incluir você no nosso portfólio de clientes.